Governo do Rio Grande do Norte doa sementes e lança programa educativo

Programa Bancos de Sementes entrega mais de 604 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo a quase 46 mil agricultores

Duzentos e quinze agricultores de Extremoz (RN) receberam nesta segunda-feira (14/03) quase três toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo do programa Bancos de Sementes do Governo do Estado, executado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca.

 

O secretário Haroldo Abuana fez a entrega na sede da Emater no município, ocasião em que aproveitou para lançar a 1ª Feira da Agricultura Familiar e o programa de capacitação da Emparn que vai qualificar 875 famílias com diversos cursos gratuitos.

 

A Feira da Agricultura Familiar terá periodicidade mensal e acontecerá pela primeira vez no próximo dia 2 de abril, no terreno da Emater em Extremoz. “A feira vai reunir todos os produtores para comercializar seus produtos diretamente à população, sem atravessadores, a um preço mais acessível”, destacou Haroldo Abuana.

 

Na ocasião, o titular da Sape também lançou no município o programa de capacitação da Emparn, que levará oito modalidades de cursos gratuitos para 875 famílias de agricultores. Serão oferecidos cursos que envolvem a produção de abacaxi, banana e coco, avicultura, caprinovinocultura, piscicultura, gastronomia, artesanato, técnicas de plantio e aproveitamento de resíduos como a palha do coco, fibra da bananeira e couro da tilápia.

 

“Nossa estimativa é que sejam gerados em torno de 1.750 empregos diretos e 902 indiretos com a realização da capacitação da Emparn no município”, frisa o secretário. Todos os agricultores que participarem dos cursos irão receber mudas de plantas, alevinos e pintos para criação.

 

Saiba mais

O programa Bancos de Sementes este ano está entregando mais de 604 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo a quase 46 mil agricultores de todo o estado. O volume distribuído já supera em 27% o entregue no ano passado, em um investimento que ultrapassa os R$ 6 milhões.

 

Deixe seu comentário

Leia mais