DATA: 07/01/2016

Governo vai construir abatedouros em municípios do Amazonas

Com os abatedouros, as cidades terão melhorias nas condições de processamento do animal, com oferta de maior segurança sanitária e outros benefícios

As cidades do Amazonas com tradição na pecuária, Urucará, Autazes e Boa Vista do Ramos, receberão investimentos no valor de R$ 10 milhões para a construção de novos abatedouros de bovinos neste ano. Os projetos serão realizados em parceria entre a Secretaria de Estado da Produção Rural e o Ministério da Agricultura.

 

Com a construção dos abatedouros, as três cidades terão melhoria nas condições de processamento do animal, com oferta de maior segurança sanitária, amplo aproveitamento da carne e a oportunidade de qualificar o mercado de consumo.

 

“O abatedouro vai servir para todas as pessoas que criam gado, e que abastecem a população, possam abater os animais dentro de uma ambiência sanitária mais saudável. A carne terá muito mais qualidade e isto é importante. Quando se faz o abate de forma correta ganha-se ainda no aproveitamento integral”, diz o governador do Estado, José Melo.

 

De acordo com o secretário de Produção Rural, Sidney Leite, além de atender a atual demanda de produção dos três municípios, os espaços para o abate do gado dentro dos padrões nacionais de inspeção sanitária estão sendo abertos de olho nas perspectivas de crescimento futuro. O abate ainda é um dos grandes problemas vivenciados nestas localidades, o que acaba reduzindo o potencial de acesso a novos mercados.

 

O total previsto para investimento contempla a construção dos prédios e aquisição de equipamentos para o funcionamento dos abatedouros. Sidney Leite adiantou que a gestão dos lugares deve ser feita pelas associações de criadores ou as prefeituras municipais. Todo o empreendimento e os critérios de operação seguirão os mecanismos estabelecidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.