DATA: 01/03/2016

Fundecitrus e Unesp lançam manual citricultores e apicultores

O objetivo é estimular a boa convivência entre os citricultores e os apicultores que deixam suas colmeias próximos aos pomares

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura está lançando um manual de boas práticas entre citricultura e apicultura, desenvolvido por pesquisadores da entidade e da Unesp de Rio Claro, com apoio do Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal. O objetivo é estimular a boa convivência entre os citricultores e os apicultores que deixam suas colmeias próximos aos pomares, e minimizar os riscos de acidentes tanto para as abelhas como para os humanos.

 

A publicação traz informações sobre a importância das abelhas para a citricultura e vice-versa; estudos sobre os efeitos dos inseticidas nas colmeias; cuidados na aplicação dos defensivos; dicas para melhorar o relacionamento e a comunicação entre citricultores e apicultores e um caso de parceria entre uma fazenda de citros e um apicultor que dura mais de dez anos.

 

Para o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda, um dos autores, a publicação irá esclarecer pontos importantes para a relação entre citricultura e apicultura. “O manual pode auxiliar os dois setores a atuarem de forma conjunta, de forma sustentável e em harmonia, com ganhos para ambos”, afirma. Também participaram da elaboração do manual o pesquisador do Fundecitrus Haroldo Linhares Volpe e o professor Osmar Malaspina, do Departamento de Biologia e Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp. O manual pode ser acessado no site do Fundecitrus (clique aqui).

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais