Fazenda Vale Verde vai apresentar case de sucesso nos Estados Unidos

A propriedade vai representar a pecuária Mato-grossense na Universidade Estadual do Kansas durante o evento Cattlemens Day

A fazenda Vale Verde localizada no município de Nova Bandeirantes, ao norte de Mato Grosso, foi classificada entre as duas propriedades destaque no ramo de pecuária de corte no prêmio Sistema Famato em Campo – uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A propriedade vai representar a pecuária Mato-grossense na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos durante o evento Cattlemens Day, em março deste ano.

 

Em 1985 surgiu a Arca S/A Agropecuária, quando o empresário Paulo Cezar de Carvalho Bittencourt e a família vieram do Rio de Janeiro para Mato Grosso com o objetivo de investir em propriedades de pecuária. A sua primeira unidade com o nome de Companhia Agropastoril Vale Verde, em Nova Bandeirantes, é uma fazenda de 17.340 hectares voltada para o ciclo de cria com matrizes Nelore. “A fazenda foi adquirida de porteira fechada, já havia animais, selecionamos o rebanho e intensificamos os investimentos no sistema de cria”, conta o diretor operacional da propriedade Marcelo Zandonade.

 

Segundo Zandonade, a Vale Verde apresenta bons resultados financeiros, formas de manejo diferenciadas, qualidade de vida aos colaboradores e seus familiares e ainda garante a sustentabilidade. “A fazenda Vale Verde é considerada o carro-chefe de investimentos da família”.

 

A fazenda possui estação de monta definida, com matrizes predominantemente Nelore e todas são trabalhadas com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O cruzamento industrial é feito com raças britânicas e também o melhoramento genético do rebanho Nelore P.O. utiliza a tecnologia de Fecundação In Vitro (FIV).

 

Com o bom desempenho financeiro do grupo em Mato Grosso, hoje a empresa familiar possui uma marca própria de carne, com uma loja especializada em carnes nobres em Tangará da Serra, onde residem os proprietários. O grupo Arca S/A tem duas unidades, a de Nova Bandeirantes “Fazenda Vale Verde” e uma unidade em Tangará da Serra com o nome de “Fazenda Fonte”. “Trabalhamos com a integração dessas duas unidades. Em Nova Bandeirantes, o sistema é exclusivo de cria e em Tangará temos o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária, um confinamento e agora ingressamos no mercado de carnes. Temos uma grife de carne chamada de Natural Beef”, conta Zandonade.

 

O projeto futuro do grupo é intensificar a comercialização de todos os animais na Natural Beef. “A ideia é que na Vale Verde continue com a produção dos animais e o abate em Tangará da Serra, com os serviços de desossa, corte, embalagem e venda. Nosso objetivo é fazer o ciclo completo da pecuária”.

 

 

 

Deixe seu comentário