DATA: 28/01/2016

Exportadoras de orgânicos querem aumentar embarques em 2016

O Projeto Organics Brasil fechou o ano de 2015 com faturamento de US$ 160 milhões de dólares em vendas externas

O Projeto Organics Brasil fechou o ano de 2015 com 77 empresas associadas e  faturamento de US$ 160 milhões de dólares em exportação.  Para este ano, a meta das empresas é crescer de 10% a 15%. “Tivemos um aumento de 15% em relação ao ano anterior e este crescimento reflete a tendência mundial do segmento”, diz Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil. “Houve uma recuperação em relação a 2013, em parte em consequência da desvalorização da moeda nacional tornando os produtos nacionais mais competitivos.”

 

Os principais produtos exportados foram matérias primas semi-processadas, como: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais, castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça.

 

Segundo o coordenador, 2015 foi um ano bastante positivo para os orgânicos, o mercado global atingiu a marca de US$ 72 bilhões de dólares, com taxas de crescimento na ordem de 11,5% em comparação com 2014. “A grande surpresa em 2015 foi o surgimento da China como o 4º maior mercado mundial de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e França”, afirma Liu.

 

“O Brasil hoje tem um mercado na ordem de R$2,5 bilhões, incluindo as exportações, e a expectativa é de que cresça 30-35% em 2016, com expansão na cadeia para os produtos lácteos e de origem animal, com maior valor agregado”, diz o coordenador. No levantamento, juntamente com as empresas do Projeto, os dez destinos com maior volume de produtos foram, por ordem: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Austrália, Suécia e Bélgica. Outros países que merecem destaque são: Japão, Suíça e Coréia do Sul.

 


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