Colheita de soja

Exportações brasileiras de soja podem crescer mais de 22%

Conab prevê embarques de 63 milhões de toneladas nesta temporada e 64 milhões de toneladas de soja exportadas na safra 2017/18

As exportações brasileiras de soja estão surpreendendo o mercado nesta safra. De acordo com um estudo da Companhia Nacional de Abastecimento, o Brasil exportou em torno de 44 milhões de toneladas de grãos de janeiro a junho de 2017, volume recorde para o período. “No segundo semestre de 2017, as exportações brasileiras devem continuar aquecidas. Desta forma, as exportações para 2017 estão estimadas em 63 milhões de toneladas, valor 22% maior que o total exportado em 2016”, afirmou a Conab no estudo divulgado em 6 de setembro.

 

A Conab divulgou no estudo que as exportações brasileiras de soja podem crescer ainda mais se houver problemas climáticos nos Estados Unidos. Se isso ocorrer, o Brasil pode continuar com as altas exportações após a colheita americana, nos meses de setembro a dezembro de 2017, antes do fim do ano-safra brasileiro.

 

Estoques elevados

A Conab estima que os estoques de soja na safra 2016/17 devem atingir 5,42 milhões de toneladas. “Este número é considerado o maior valor de estoque dos últimos 12 anos, pois o aumento dos esmagamentos nacionais e as exportações não foram suficientes para dar escoamento à produção recorde de mais de 113 milhões toneladas”, afirmou a Conab.

 

Deixe seu comentário

Leia mais