Exportação de soja.

Exportação de grãos aos países árabes é recorde no 1º bimestre

Embarques em janeiro e fevereiro obtiveram aumento de 181,3% na comparação com igual período do ano passado

As exportações brasileiras de grãos a países da Liga de Estados Árabes alcançaram um recorde no primeiro bimestre deste ano. Os embarques em janeiro e fevereiro somaram 1,72 milhão de toneladas, aumento de 181,3% na comparação com igual período do ano passado, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), computados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

 

Em receita, houve avanço de 136,7%, para US$ 282,86 milhões. Conforme a CCAB, os países árabes buscam recompor estoques domésticos de grãos. Os embarques de açúcar brasileiro aos países da Liga de Estados Árabes também aumentaram no início deste ano. As exportações da commodity aumentaram 32,1% em volume, para 1,56 milhão de toneladas, e 8,9% em receita, para US$ 448,09 milhões.

 

A maior parte das vendas foi para o Egito, que superou a Arábia Saudita como principal parceiro comercial do Brasil no bloco. Em nota, o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, afirmou que “há nesses mercados uma demanda significativa por alimentos e produtos básicos que precisa ser considerada em todas as situações”.

 

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais