Frango.
DATA: 15/11/2015

EUA estocam vacina contra a influenza aviária

Norte-americanos estão receosos com a possibilidade de um novo surto da doença

Após o sacrifício de quase 50 milhões de aves domésticas este ano, devido à ocorrência de surtos em 15 estados, o Serviço de Inspeção Sanitária e Fitossanitária de Animais e Plantas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/APHIS) anunciou que armazenará centenas de milhões de doses de vacina contra a influenza aviária.

 

Neste ano, os Estados Unidos passaram pelo pior surto da doença na história do país. Embora a situação esteja controlada, existe uma preocupação em relação ao surgimento de novos casos no começo de 2016. Estima-se que o abate em massa de aves tenha custado mais de 500 milhões de dólares ao USDA.

 

A influenza aviária mudou drasticamente nos últimos anos. Até o momento, 357 surtos de influenza aviária já foram reportados à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no ano de 2015, o que significa um aumento estarrecedor de 147% em relação ao número registrado em 2014. Ao redor de 31 países reportaram surtos em 2015.

 

Embora o APHIS não tenha aprovado o uso de vacinas para prevenção de influenza aviária, esse estoque mostra que o órgão está se preparando para garantir a disponibilidade de vacinas, caso seja tomada a decisão de vacinar durante um surto futuro.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.