Porto de Santos
DATA: 13/01/2016

Estima-se que 2016 será ano favorável para as exportações do agronegócio

As conquistas de novos mercados para a carne bovina vão impulsionar a alta das exportações em valores

As exportações do agronegócio tiveram aumento de 1,4 em dezembro do ano passado na comparação com o mesmo período de 2014, indo de US$ 6,76 bilhões para US$ 6,85 bilhões. O resultado, somando as conquistas de novos mercados e o crescimento da produção, indica que os embarques de produtos agropecuários brasileiros devem crescer neste ano.

 

Para a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, as conquistas de novos mercados para a carne bovina vão impulsionar a alta das exportações em valores. No ano passado, o País negociou o embarque do produto para grandes países consumidores, como China, Arábia Saudita, Estados Unidos e Rússia.

 

“Em dezembro, já tivemos aumento de 1,4%. Então, nossa expectativa é bastante positiva de que as exportações aumentem em valor exportado em 2016. Somente em carne bovina, esperamos embarque adicional de 1,3 bilhão de toneladas”, diz Tatiana Palermo, ponderando que os demais setores da economia registraram queda de 7,5% nas exportações em dezembro.

 

Os principais setores exportadores do agronegócio no mês foram: carnes, com 18,1% de participação, cereais, farinhas e preparações (16,8%); complexo sucroalcooleiro (14%), produtos florestais (13,5%) e complexo soja (11,4%).

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais