DATA: 24/02/2016

Governo paraense vai ampliar e modernizar a cadeia produtiva do açaí

Governo quer enriquecer a produção de açaí das comunidades ribeirinhas das ilhas de Belém

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vai firmar um convênio com a Prefeitura de Belém para desenvolver ações com o objetivo de ampliar e modernizar a cadeia produtiva do açaí na capital. Os termos do convênio, assim como as ações a serem desenvolvidas em parceria, começaram a ser discutidos na terça-feira (23/02) em reunião na sede da Sedap com a participação do Diretor de Agricultura Familiar da Secretaria, Luiz Pinto, e do secretário municipal de Economia, Fábio Moreira.

 

“A Prefeitura de Belém já vem desenvolvendo uma série de ações destinadas a estimular a cadeia, como os programas de sanidade do produto e a criação do Fórum Econômico do Açaí. Com o apoio da Sedap, poderemos potencializar esses projetos por meio do Programa Estadual do Açaí, o Pró-Açaí”, conta Luiz Pinto.

 

Entre as propostas discutidas estão, por exemplo, a possibilidade de enriquecer a produção de açaí das comunidades ribeirinhas das ilhas de Belém, repassando novas tecnologias de plantio e manejo e novas mudas com maior produtividade. O fortalecimento do controle de qualidade do produto comercializado na capital também é outro ponto que pode ser beneficiado com o convênio.

 

Durante o encontro também ficou definida a realização de um encontro em Belém, no próximo dia 3 de março, com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva do açaí de diferentes municípios produtores para iniciar a implantação de um comitê gestor do programa Pró-Açaí.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.