Tecnologia
DATA: 20/02/2016

Especialista de Nova Zelândia apresenta ferramenta para gestão pecuária

Ferramenta auxilia produtores rurais no manejo e gestão estratégica dos recursos naturais

No dia 22 de março, durante o IV Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos, o pesquisador Ronaldo Vibart, da Nova Zelândia, vai apresentar o software de gestão de qualidade de água e nutrientes, o Overseer®. Este programa é considerado um avanço na área agrícola. A ferramenta auxilia produtores rurais no manejo e gestão estratégica dos recursos naturais, nutrientes e resíduos das produções pecuárias. Além disso, minimiza as perdas de nutrientes para o meio ambiente.

 

O pesquisador neozelandês conta que a escala e a intensificação da pecuária em seu País, particularmente a de bovinos de leite, tem sido um fator de pressão sobre os recursos naturais. Com isso, a quantidade e qualidade das águas que drenam a paisagem da Nova Zelândia têm sido tema de crescente preocupação e debate na sociedade. O programa Overseer® se tornou uma ferramenta importante para os conselhos regionais, pois auxilia na gestão da qualidade de água.

 

O software está disponível gratuitamente on-line para agricultores, consultores e assessores da indústria. Para mais informações visite o site (clique aqui). Além de apresentar o software, Vibart vai relatar experiências hídricas voltadas para as cadeias de ovinos e bovinos de corte e leite.

 

Uma tecnologia brasileira, semelhante ao Oversseer, também será apresentada no SPARH. O software, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves ajuda o produtor rural a estimar o número de suínos em uma granja com base no consumo de água, produção de dejetos, excreção de nutrientes e sistemas de armazenamento e tratamento de efluentes.

 

Esse foi o primeiro programa brasileiro criado para a gestão adequada na suinocultura. Instituições de pesquisa, universidades, agroindústrias e a Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina colaboraram para que o programa pudesse ser executado.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.