Lavoura de soja.

Mato Grosso registrou recorde de esmagamento de soja em fevereiro

A melhoria na margem bruta das esmagadoras, que em fevereiro registrou alta de 26%, estimulou o processamento da oleaginosa

Fevereiro foi um mês positivo para o processamento de soja em Mato Grosso. O consumo interno apresentou forte aquecimento, registando o maior volume esmagado pelo Estado durante o mês de fevereiro da série histórica acompanhada pelo Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), iniciada em 2008. O volume foi de 800 mil toneladas de soja esmagadas.

 

O forte processamento do grão a partir de fevereiro é tradicional em Mato Grosso, mas em 2016 essa intensificação teve um toque especial: a melhoria na margem bruta das esmagadoras, que em fevereiro registrou média de R$ 352,00/tonelada, indicando uma alta de 26% ante a fev/15, quando neste mesmo mês o Estado esmagou 25% a menos.

 

Apesar da melhora, vale salientar que os custos das indústrias também se elevaram em 2016. Março iniciou menos positivo, com a queda mais intensa no preço do óleo e do farelo de soja ante o grão, mesmo assim, a margem bruta em melhor patamar que em 20115 apontam para possibilidades de bons volumes esmagados nos próximos meses.

 

Deixe seu comentário

Leia mais