aves e suíno. pecuaria. abate. palestras. farming brasil. sf agro
DATA: 15/01/2016

Escassez de insumos podem encarecer a produção de aves e suínos

Associados da ABPA relataram escassez de insumos e pressão nos custos com a disparada nas cotações de milho

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta sobre o possível aumento dos preços das carnes de aves e suínos, frente à disparada dos preços do milho e do farelo de soja registrada em diversas regiões no Sul e no Sudeste do Brasil. Associados da entidade relataram escassez de insumos, especialmente de milho, em centros de produção da avicultura e da suinocultura, apesar do registro de estoques em polos do Centro-Oeste.

 

Segundo o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a primeira safra é insuficiente para atender a demanda interna, ainda mais com a exportação aquecida. “A escassez de produto disponível e o custo do transporte para trazê-lo do Centro-Oeste criam dificuldades até para manter os mesmo níveis de produção na avicultura e na suinocultura, que estão gradativamente sendo reduzidos”, afirmou em comunicado divulgado no dia 13/01.

 

O presidente da ABPA diz ainda que, sem estímulos expressivos para a segunda safra, o setor precisará tomar decisões mais drásticas para garantir o andamento da produção. “Seremos obrigados a importar milho do Paraguai e da Argentina, onde os excedentes também não são elevados”, afirma. Turra lembra que os produtores de aves e de suínos já vinham sendo prejudicados por outras elevações nos custos produtivos, como a mão-de-obra, energia e combustíveis.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais