DATA: 24/09/2015

Epagri apresenta quatro novas cultivares de mandioca

As novas variedades de aipim apresentam boa produtividade, resistência contra doenças e polpas de boa qualidade

No dia 25/09, a Estação Experimental da Epagri em Urussanga (SC) lançou quatro cultivares de aipim: SCS260 Uirapuru, SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS263 Guapo. As quatro novas variedades de mandioca apresentam boa produtividade e resistência contra doenças que afetam o cultivo. Além disso, todas apresentam polpas de boa qualidade, recomendadas tanto para cozinhar quanto para a fabricação de produtos derivados.

 

Os lançamentos são resultado de pesquisas iniciadas em 2007, com a seleção e avaliação de 153 acessos do Banco de Germoplasma de Mandioca da Epagri. “Eles foram avaliados em quatro regiões agroecológicas. As avaliações qualitativas foram realizadas de forma participativa, com o envolvimento de agricultores e técnicos locais“, conta o pesquisador Enilto Neubert.

 

O cultivar SCS260 Uirapuru tem polpa amarela de boa qualidade e rápido cozimento. Durante o experimento, a variedade se destacou nos cultivos em Antônio Carlos, Biguaçu, Guaraciaba e Itajaí. O SCS261 Ajubá também possui polpa amarela e cozinha bem em determinadas épocas do ano. Os melhores resultados foram nas cidades de Biguaçu, Guaraciaba, Jaraguá do Sul e Praia Grande.

 

O diferencial do cultivar SCS262 Sempre Pronto é o rápido cozimento, característica que tende a se manter por um maior período do ano. A polpa é branca e de boa qualidade. Esse aipim se destacou nos experimentos em Jaraguá do Sul, Praia Grande, Biguaçu, Chapecó, Içara, Itajaí, Joinville e Treze de Maio.

 

Também de polpa branca, o SCS263 Guapo, que cozinha bem em determinadas épocas do ano, foi bem avaliado nos experimentos em Antônio Carlos, Araranguá, Biguaçu, Chapecó, Guaraciaba, Içara, Itajaí e Treze de Maio.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais