DATA: 02/03/2016

Encontro Paulista de Ciência do Solo e Encontro Brasileiro de Pedometria

Palestras acontecem no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, de 2 a 4 de março

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebe, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, de 2 a 4 de março de 2016, a partir das 8h30, integrantes da comunidade científica paulista da área de ciência do Solo, além de profissionais da iniciativa privada, produtores rurais e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos na área.

 

Nos dias 2 e 3 de março, será realizado o II Encontro Paulista de Ciência do Solo. O I Encontro Brasileiro de Pedometria será no dia 4. São esperados 250 participantes. Esta será a primeira vez que a comunidade científica brasileira se reúne para tratar de pedometria, área da ciência que estuda as relações entre solo e paisagem e integra a ciência do solo e ambiente, com estatística e matemática, permitindo estabelecer modelos e prever impactos que a ocupação do solo pode causar, como a erosão.

 

Com a temática “interação entre grupos de pesquisa”, serão realizadas palestras sobre diversas áreas da ciência do solo, debates e elaboração de estratégias para atender às demandas da sociedade na área.

 

De acordo com o vice-coordenador do evento e pesquisador do IAC, Estêvão Viccari Mellis, o objetivo é apresentar e discutir temas relevantes para a sociedade, como o impacto do uso agrícola do solo junto ao ambiente, a importância da conservação do solo como meio para preservar a água, segurança alimentar e o desafio de produzir mais alimentos e conservar a biodiversidade.

 

O secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, comenta que o encontro é importante para debater as perspectivas em relação à pesquisa agrícola no Estado de São Paulo. “Os trabalhos precisam estar em consonância com o que espera o setor e a sociedade, como recomenda o governador Geraldo Alckmin”, afirma.

 

Na sequência, o pós-doutorando Rafael Bento Soares fará a palestra “Todo cientista tem de ir aonde o povo está: como divulgar os meios de comunicação para divulgar a importância da ciência”. Soares possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado pela Biotecnologia da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em neurociências pela USP (Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento-INCT). Atua na área divulgação científica na internet desde 2006 e, atualmente, em educação em novas mídias.

 

O pesquisador do IAC, Heitor Cantarella, falará nesta terça, 2, às 14h40, sobre Desafios para produção sustentável de biocombustíveis. Inovações no Boletim 100 e os desafios para atualizar um boletim regional de adubação será o tema da palestra de José Antonio Quaggio, também do Instituto Agronômico, que fará sua apresentação às 15h20 do primeiro dia do evento.

 

O II Encontro Paulista de Ciência do Solo é realizado pelo Núcleo São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, que envolve pesquisadores do IAC, ESALQ-USP, Unicamp, Unesp e Universidade Federal de São Carlos. O I Encontro Brasileiro de Pedometria conta com a colaboração também da Embrapa Solos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Durante o evento, haverá painéis que abordarão os principais temas da ciência do solo, como fertilidade, nutrição de plantas, física e conservação do solo e da água, microbiologia do solo, emissão de gases e impactos ambientais.

O evento reúne os principais nomes da ciência do solo brasileira como palestrantes, que irão apresentar ao público inovações na área e propor a discussão de rumos que esse segmento da pesquisa precisa tomar em São Paulo e no Brasil.

Ao final de cada painel, serão organizadas reuniões em que interessados poderão interagir com o objetivo de estabelecer demandas e definir métodos de ações conjuntas para o desenvolvimento de trabalhos.

 

O Núcleo São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo acredita que com este evento, além de promover a atualização de pesquisadores, profissionais e estudantes em relação ao conhecimento, será alcançada uma maior interação e criação de grupos de estudos multidisciplinares que envolvam diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

 

O I Encontro Paulista de Ciência do Solo foi realizado em 2013, em Jaboticabal, interior paulista, com 160 participantes. O objetivo é realizar o evento a cada dois ou três anos.

I Encontro Brasileiro de Pedometria

 

O I Encontro Brasileiro de Pedometria será realizado no dia 4 de março de 2016, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior e com a colaboração da UNESP-Jaboticabal, Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

O professor Tom Vanwalleghem, da Universidade de Córdoba, na Espanha, irá ministrar a palestra “O que a pedometria pode fazer pelo mundo?. Eloi Carvalho Ribeiro, que trabalha na World Soil Information, em Wageningen, na Holanda, irá abordar o tema “Iniciando a construção da base de dados brasileira”.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.