DATA: 09/12/2015

Embrapa orienta sobre como cisternas ajudam na produção de suínos e aves

O aproveitamento da água da chuva ajuda a combater a escassez de água em períodos de estiagem ou de maior demanda principalmente em regiões de produção

O armazenamento de água da chuva em cisternas é utilizado no Brasil há muito tempo, mas em Santa Catarina, a exemplo de outros Estados e em virtude dos períodos de estiagem. A água da chuva, captada e armazenada em cisterna quando usada para matar a sede dos animais, deve necessariamente passar por várias etapas para garantir um mínimo de qualidade que possibilitará o seu uso. Os suínos, por exemplo, podem consumir por dia um litro e meio a dois litros de água. Na fase de leitões, até 40 litros por dia.

 

As informações disponibilizadas pela Embrapa Suínos e Aves consideram dicas importantes de trabalhos realizados a campo. Entre as recomendações de uso de água de chuva na produção de suínos e aves, está a identificação da demanda na granja, o dimensionamento da cisterna em função da necessidade de água calculada para a produção e a área do telhado disponível para captação.

 

As vantagens no aproveitamento da água da chuva, além de combater a escassez de água em períodos de estiagem ou de maior demanda principalmente em regiões de produção intensiva de suínos e aves, são várias: reduz o consumo e o gasto com água potável na propriedade, é gratuita, evita a utilização de água potável na lavagem de pisos na suinocultura e na avicultura, e utiliza estruturas já existentes, como os telhados e as coberturas.

 

Pensando em facilitar o trabalho dos produtores interessados em instalar cisternas em suas propriedades, a Embrapa Suínos e Aves publicou o documento “Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves”. O documento traz orientações para produtores e técnicos no dimensionamento e construção de cisternas para oferecer aos animais água com qualidade.

 

Para baixar gratuitamente o manual “Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves” clique aqui. Os interessados em instalar cisternas devem utilizar modelos e sugestões de construção que melhor se adaptem aos seus casos, principalmente em função da demanda de água na propriedade.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.