DATA: 07/12/2015

Embrapa lança software para uso em experimentos com suínos e aves

O programa padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório

Foi lançado nesta sexta-feira (04/12), pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), o software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves. O programa pode ser baixado gratuitamente e o usuário precisa apenas fazer um cadastro.

 

“A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta. Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste”, diz o pesquisador Fernando Tavernari, um dos autores do Energcalc.

 

O software padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa. Acesse aqui para baixar o programa.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais