DATA: 15/02/2016

Embrapa lança manual de ginecologia e ultrassonografia em bovinos

O livro apresenta uma visão prática, baseada em ampla pesquisa nas obras básicas e na experiência dos autores

Os profissionais e estudantes que trabalham diretamente com os sistemas de produção de bovinos de todo o Brasil ganham um novo aliado. A Embrapa Rondônia, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, lança o livro Ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos. Trata-se de um manual prático, de consulta rápida e de fácil leitura, que pode auxiliar na condução adequada da avaliação reprodutiva. Em breve esta obra estará disponível para a venda na Livraria da Embrapa (clique aqui).

 

De acordo com um dos autores da obra, o pesquisador da Embrapa Rondônia Luiz Pfeifer, o livro apresenta uma visão prática, baseada em ampla pesquisa nas obras básicas e na experiência dos autores, sobre a execução de exames de ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos, apresentando ao leitor também os principais achados que podem ser detectados nos exames de rotina.

 

Os três primeiros capítulos tratam basicamente sobre o entendimento anatomofisiológico do ciclo estral e da gestação. Para os autores, este conhecimento é fundamental para que o técnico execute um bom trabalho. “O profissional necessita entender detalhadamente o funcionamento dinâmico das estruturas envolvidas nos processos biológicos responsáveis pela formação da vida. Assim, ele terá subsídios para desenvolver soluções aos desafios encontrados nos procedimentos ginecológico e obstétrico”, conta Pfeifer.

 

Aos que desejam ir diretamente para a prática, a partir do capítulo 4 encontram informações relevantes para a execução de um bom exame ginecológico e ultrassonográfico do trato reprodutivo. A concepção deste manual prático, segundo os autores, foi uma forma de compartilharem suas experiências e disseminar suas visões sobre as aptidões que devem ser treinadas e adquiridas por aqueles que desejam fazer da reprodução bovina um meio de vida.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais