DATA: 02/09/2015

Embrapa cria software para auxiliar fruticultores

O GestFrut vai possibilitar o acompanhamento e a avaliação da produção de 11 frutas na região de clima temperado

A Embrapa criou um software para avaliar a produção de 11 frutas cultivadas em região de clima temperado, entre elas maçã, uva e morango. A ferramenta serve para auxiliar o produtor na gestão do negócio, com o cálculo de custos de produção, faturamento e lucro.

A fruticultura de clima temperado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina constitui uma das atividades econômicas e sociais mais importantes. Isso porque, além de possuir força suficiente para alavancar economias locais estagnadas, está presente em diversas propriedades familiares, que respondem por cerca de 60% da produção nacional dessas frutas. Apesar da grande dimensão e relevância, essa atividade está cercada por problemas importantes, dentre os quais destacam-se aqueles associados com deficiências gerenciais de pequenos produtores familiares.

Diante desse contexto, foi executado o projeto GestFrut, tendo como objetivo principal aprimorar habilidades gerenciais de agricultores familiares, com foco em questões econômico-financeiras, visando fornecer elementos fundamentais para a tomada de decisões, que conduzam à produção sustentável de frutas de clima temperado nas oito principais microrregiões produtoras desses dois estados.

Operacionalmente, a metodologia do projeto contemplou algumas etapas principais: seleção dos municípios gaúchos e catarinenses onde efetivamente ocorreram as ações do projeto; realização de painéis de discussão para caracterizar as unidades de produção familiar microrregionais e definir os sistemas modais de produção de frutas de clima temperado; desenvolvimento e validação de ferramentas gerenciais; e organização de grupos de produtores e técnicos para realizar ações de capacitação gerencial.

As ações de capacitação gerencial estiveram baseadas, sobretudo, na geração e análise de indicadores econômico-financeiros de distintas alternativas de sistemas de produção de frutas de clima temperado. Para isso, foram desenvolvidos e validados cadernos de escrituração e ferramentas específicas para onze frutas: ameixa, amora, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva.

foi elaborado um caderno de escrituração para cada fruta, contando com três objetivos principais: constituir-se em uma ferramenta que, ao longo do ano, permita registrar e armazenar informações essenciais de distintos sistemas de produção, que podem estar associados com o emprego de tecnologias convencionais ou orgânicas; reunir as informações necessárias para utilizar o GestFrut; e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, verificando se estas permitiram, ou não, atingir os resultados esperados e, desse modo, realizar, quando necessário, possíveis ajustes nos sistemas de produção.

Para utilizar o GestFrut, o símbolo decimal dos números no computador deve estar configurado para vírgula e não ponto. Essa alteração, se necessária, deve ser feita acessando as configurações “Região e Idioma”, no painel de controle do computador.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais