DATA: 16/02/2016

Embrapa apresenta seis variedades de feijão no Rio Grande do Sul

As variedades terão com grãos do tipo preto, carioca e especial

A Embrapa Arroz e Feijão vai apresentar seis variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e especial, ou seja: o feijão BRS Esplendor, BRS Estilo, BRSMG Madre Pérola, BRSMG Realce, BRS Embaixador e o BRS Esteio, que serão apresentados durante a feira Expodireto Cotrijal, evento que acontece entre 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque (RS).

 

O Lançamento da Embrapa será a cultivar de feijão do grupo preto – BRS Esteio; a cultivar apresenta alto potencial produtivo, com uma superioridade média de produção de 8,1%. De ciclo normal (de 85 a 90 dias, da emergência à maturação fisiológica) e arquitetura de planta ereta, a cultivar é adaptada à colheita mecanizada direta. Testada e aprovada pela indústria, apresenta caldo encorpado com grãos macios de cor achocolatada.

 

O feijão BRS Esplendor será também apresentado no evento.  Esta é uma cultivar do grupo preto, apresenta arquitetura de plantas ereta, ciclo normal (de 85 a 90 dias, da emergência à maturação fisiológica). É adaptada à colheita mecânica direta e resistente a crestamento bacteriano e tolerante a antracnose, ferrugem e murchas de fusaruim e curtobacterium. É uma cultivar que se adapta muito bem à agricultura familiar.

 

O BRS Estilo é outra cultivar de feijoeiro comum do grupo comercial carioca a ser exposto e apresenta arquitetura de planta ereta, adaptada à colheita mecânica direta. Apresenta alto potencial produtivo e estabilidade de produção. Seus grãos são mais claros do que os da cultivar Pérola, mas com tamanho semelhante e com excelentes qualidades comerciais. A BRS Estilo é moderadamente resistente à antracnose e ferrugem.

 

Já o BRSMG Madre Pérola se destaca principalmente pela qualidade dos grãos que mantêm a coloração clara por maior período de tempo em relação às demais cultivares de grãos tipo carioca existentes no mercado.  Apresenta alto potencial produtivo e moderada resistência à antracnose e mancha angular.

 

Outra cultivar de feijão na Expodireto Cotrijal é a BRSMG Realce. Esta cultivar do grupo comercial rajado apresenta alto potencial de produtivo e possui alto valor agregado para comercialização por sua excelente qualidade culinária.  De ciclo semiprecoce (75-85 dias), a variedade é tolerante a antracnose, crestamento bacteriano, ferrugem, mancha angular e as murchas de fusaruim e curtobacterium.

 

Por fim, o feijão BRS Embaixador (Dark Red Kidney) se destaca dos demais feijões por apresentar grãos diferenciados, bastante graúdos e com potencial para exportação. De alto potencial produtivo ela possui resistência moderada a antracnose e murcha de fusarium.

 

A apresentação das variedades será feita na Expodireto Cotrijal, evento que acontece entre 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque (RS). Aguardada por milhares de produtores e expositores, a expectativa é de que a Expodireto Cotrijal trará muitas novidades e oportunidades de negócios. Em seus 84 hectares, a estimativa é que a feira reúna mais de 500 expositores de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais