La Niña. Clima. Tempo seco. Chuvas. Seca,

El Niño: instituto americano não descarta ocorrência no segundo semestre

Caso seja confirmado, o fenômeno climático será fraco e com chances de se estender até o início de 2018

A média dos modelos de previsão de El Niño/La Niña do Research Institute for Climate and Society (IRI) mantém a maior probabilidade de ocorrência de um novo episódio de El Niño na metade do segundo semestre de 2017. De acordo com o instituto americano, caso ocorra, o fenômeno deverá ser fraco e com chances de se estender até o início de 2018.

 

Formação do El Niño

Por enquanto, ainda não existem sinais claros da formação do fenômeno. De acordo com a análise climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mapa de anomalias da temperatura na superfície do mar (TSM) da última quinzena de junho mostra o predomínio de anomalias entre 0,1 e 0,5 °C no Oceano Pacífico equatorial, caracterizando uma condição de normalidade até o momento. “Observa-se uma anomalia positiva por volta de 1 °C próxima à costa do Equador, contudo, tal anomalia não caracteriza uma potencial formação do fenômeno El Niño“, afirma a análise.

 

Ainda de acordo com o Inmet, em relação ao Oceano Atlântico Tropical, as anomalias positivas próximas ao litoral norte do Brasil favoreceram o aumento da evaporação na superfície do mar e o transporte de umidade em direção à costa são fatores que favoreceram a precipitação no norte do país. A previsão climática do Inmet e foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na 10ª estimativa da safra 2016/2017.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. Na reportagem de capa, produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas de milho por hectare.

As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda. Para adquirir a revista, entre em contato conosco (envie sua mensagem aqui).

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Deixe seu comentário

Leia mais