DATA: 03/11/2015

Dólar valorizado e alta demanda elevam preço da soja em grão e derivados

De acordo com dados do Cepea, na média das regiões acompanhadas, o preço recebido pelo produtor em outubro superou em mais de 30% o de outubro/2014

Os valores da soja em grão e dos derivados registram alta expressiva neste ano. Segundo pesquisadores do Cepea, as variações mais intensas ocorrem na parcial deste segundo semestre, período em que houve a disparada do dólar, entressafra no Brasil e embarques de grão e derivados acima da média para o período. Além disso, a demanda interna também está aquecida.

De acordo com dados do Cepea, na média das regiões acompanhadas, o preço recebido pelo produtor em outubro superou em mais de 30% o de outubro/14, em termos nominais. No mercado disponível, a valorização média do grão foi 32%; para o óleo, o aumento também de 32% e, para o farelo, de 33%. Especificamente no caso do óleo de soja, desde agosto de 2014, observa-se que as demandas externa e interna estão firmes.

Os principais compradores internacionais são a Índia e a China e, no mercado doméstico, o interesse é para a produção de biocombustível – atualmente, o óleo de soja representa 78% do óleo utilizado para a produção de biodiesel no Brasil.

Com informações do Cepea

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.