técnicas de cultivo - cultivo consorciado - café e macadâmia - café - lavouras - curso - farming brasil

Cursos gratuitos: Senar oferece 368 aulas de capacitação em Santa Catarina

Os cursos beneficiarão 5.888 produtores, trabalhadores e empreendedores rurais

Com o objetivo de oportunizar acesso à qualificação no meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente cursos gratuitos em todas as regiões do Estado. Somente no mês de outubro serão capacitados, aproximadamente, 5.888 produtores, trabalhadores e empreendedores em 368 treinamentos gratuitos nas mais diferentes cadeias produtivas.

 

A intenção, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo, é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, diz. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC com as especificidades de carga horária, local e data dos cursos, que serão realizados no mês de outubro.

 

Região Norte

Na região Norte ocorrerá nos dias 05 e 06 o curso de criação de abelha rainha em São Bento do Sul. Para os dias 09 e 10 está programada a qualificação em qualidade do leite em Canoinhas. A capacitação em culinária de peixes e frutos do mar está prevista para os dias 10 e 11 em Araquari. O município de São Bento do Sul terá nos dias 24 e 25 o treinamento de cultivo protegido de hortaliças. Nos dias 26 e 27 acontecerão, respectivamente, as qualificações em confeitaria e criação de bezerras e novilhas em Barra Velha e Papanduva.

 

Vale do Itajaí

Para a região do Vale do Itajaí está previsto o treinamento de conservas de frutas, hortaliças e temperos nos dias 05 e 06 em Massaranduba. No mesmo período ocorrerá em Ituporanga a capacitação em tratamento de madeira. No dia 16 o município de Mirim Doce terá o curso de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA). A qualificação em conservação do solo será realizada em Atalanta nos dias 16 e 17. O treinamento de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será promovido no município de Salete no período de 23 a 25. Nos dias 30 e 31 acontecerá em Rodeio o curso de organização da propriedade rural – programa 5S.

 

Região Sul

O Sul do Estado terá nos dias 04 e 05 a qualificação em formas associativas no meio rural em Antônio Carlos. No período de 09 a 11 ocorrerá em São Martinho a capacitação de bordado com patchcolagem. Para o período de 23 a 27 está previsto o curso de rédeas em Araranguá. Nos dias 26 e 27 os municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Jacinto Machado terão, respectivamente, os treinamentos em beneficiamento e conservação de pescado e inclusão digital rural – iniciação à informática. Encerrando o mês, nos dias 30 e 31 o município de Grão Pará receberá o curso de manejo de colmeia.

 

Serra Catarinense

A região da Serra Catarinense contará com a capacitação em artesanato de costura em tecidos no município de Bom Retiro no período de 03 a 06. Nos dias 05 e 06 ocorrerá, respectivamente, as qualificações em processamento de carne suína em Alfredo Wagner e de fruteiras perenes – operação de empilhadeiras em São Joaquim. O município de São José do Cerrito terá nos dias 23 e 24 o curso de primeiros socorros. O treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos está programado para o período de 25 a 27 em Celso Ramos. Nos dias 30 e 31 será realizada em Urubici a qualificação em cultivo de plantas medicinais.

 

Meio Oeste

No Meio Oeste está previsto o curso de fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Treze Tílias. Nos dias 09 e 10 será realizado em Caçador o treinamento de operação e manutenção de roçadeira. O município de Videira receberá no período de 16 a 18 a qualificação em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. No período de 16 a 19 ocorrerá em Salto Veloso a capacitação de artesanato em tear com lã de ovelha. O curso de Água Doce terá o curso de processamento de carne de frango nos dias 23 e 24. A qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está programada para os dias 26 e 27 em Ibiam.

 

Região Oeste

Para a região do Oeste está previsto o treinamento de produção caseira de massas para congelamento nos dias 03 e 04 em Xavantina e o de processamento de carne suína em Itá. A capacitação em cultivo protegido de hortaliças ocorrerá nos dias 17 e 18 em Paial. No período de 17 a 19 o município de Abelardo Luz receberá a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos. Chapecó terá nos dias 19 e 20 a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e, no mesmo período, será realizado em Quilombo o curso de inclusão digital rural – informática básica.

 

Extremo Oeste

Entre as qualificações previstas para o Extremo Oeste está o de tratamento de madeira nos dias 03 e 04 em São Bernardino. No mesmo período os municípios de Anchieta e Descanso terão, respectivamente, os cursos de produção caseira de massas para congelamento e inclusão digital rural – iniciação à informática. Nos dias 16 e 17 o município de Romelândia receberá o treinamento de fruticultura básica. A capacitação em gestão ambiental na produção de leite será realizada em São Lourenço do Oeste no dia 24. O curso de aumento da produtividade do mel ocorrerá em Saltinho nos dias 24 e 25.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

 

 

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil
Revista Successful Farming Brasil
Revista Farming Brasil

Na reportagem de capa da segunda edição (clique aqui para comprar), produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas de milho por hectare. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

A primeira edição aborda os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A equipe de reportagem ouviu produtores de Norte a Sul do Brasil e coletou os melhores depoimentos que ensinam a ter sucesso na implantação desses sistemas.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Deixe seu comentário

Leia mais