Leite

Cooperativa vai fornecer leite para merenda escolar no Rio de Janeiro

A lei determina que pelo menos 30% da merenda escolar seja adquirida de agricultores familiares

A cooperativa de produtores de leite de Amparo, distrito de Barra Mansa, na Região Centro-Sul fluminense, venceu a chamada pública municipal realizada no último dia 14 de janeiro para fornecimento de leite para a merenda escolar do município. Essa chamada responde às determinações da Lei nº 11.947/09, que determina que pelo menos 30% da merenda escolar seja adquirida de agricultores familiares ou de suas organizações por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

Essa foi a primeira vez que a cooperativa de Amparo participou de uma chamada pública desde que recebeu a DAP Jurídica (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que certifica que pelo menos 70% dos agricultores cooperados se enquadram no segmento de agricultura familiar.

 

Com os recursos do PNAE, a cooperativa fornecerá um volume médio mensal de 35 mil litros de leite, que serão entregues em 73 unidades escolares do município, atendendo a cerca de 22 mil alunos. O contrato renderá à organização mais de R$ 1,2 milhão por ano.

 

Para o presidente da Cooperativa Agropecuária de Nossa Senhora do Amparo, Delair Dutra, além de agregar valor ao leite, o PNAE vai conferir novo ânimo à organização. “Com esse contrato, teremos condições de pagar melhor os nossos produtores, atraindo novos cooperados, dinamizando ainda mais nossa cooperativa”, diz.

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais