gado
DATA: 09/12/2015

Conselho de Sanidade Animal quer controlar brucelose e tuberculose

Prefeitura de Catanduvas (PR) deve realizar campanhas educativas junto aos produtores para alertar sobre as consequências dessas doenças para a saúde humana

O controle da brucelose e tuberculose deve ser uma prioridade para o Conselho de Sanidade Animal (CSA) de Catanduvas (PR). No início deste mês foi realizada uma reunião que definiu um plano de trabalho para os próximos dois anos e a saúde do rebanho bovino está entre as prioridades do trabalho.

 

O conselho foi instituído recentemente e tem como presidente o médico veterinário e pecuarista Juliano Vial. A legislação estadual prevê que em todos os municípios paranaenses deve ser instituído o CSA, filiado ao Conesa (Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária).

 

A principal função do CSA é envolver instituições da iniciativa privada e órgãos públicos na participação efetiva da agenda de defesa e vigilância da agropecuária no Estado, visando elevar ainda mais o padrão de produção da agropecuária paranaense.

 

Para o presidente do Conselho, em toda região de Catanduvas as doenças em bovinos requer atenção, já que essas enfermidades também atingem as pessoas. As lideranças afirmaram que os procedimentos para a realização dos exames de brucelose e tuberculose, são confiáveis e necessários, apesar da desconfiança dos produtores.

 

O Secretário Municipal da Agricultura, Leocir Reck, informou que a prefeitura deve realizar campanhas educativas junto aos agricultores e demais categorias ligadas ao setor agropecuário, bem como vai prestar esclarecimentos aos próprios consumidores sobre as consequências dessas doenças para a saúde humana.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais