Arroz
DATA: 02/03/2016

Conab lança livro histórico do cultivo de arroz

A pesquisa situa as condições oferecidas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga, a partir desta quarta-feira (02/03), o livro A Cultura do Arroz, com temas ligados à engenharia de alimentos, nutrição, estatística, logística, agronomia e economia deste produto, que é o cereal de maior consumo no mundo e tem forte influência nos hábitos alimentares da população brasileira. A publicação será lançada durante Sessão Solene da Câmara dos Deputados, em homenagem aos 25 anos da Companhia, às 9h, com a presença do presidente, Lineu Olímpio de Souza, e diretores da Companhia.

 

Organizada em quatro partes, a publicação traz inicialmente aspectos nutricionais e alimentícios do cereal, com histórico, formas de consumo e o processo de pós-colheita, passando por formas de industrialização e padrões de comercialização. Numa etapa seguinte, destaca a produção realizada nos diversos estados, abordando os sistemas típicos de plantio, a potencialidade das áreas, produtividade e principais cultivares, pragas e doenças, entre outros.

 

A questão da armazenagem é outra preocupação do estudo. A pesquisa situa as condições oferecidas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso que são responsáveis por 85% do arroz produzido no País. Faz, por exemplo, o comparativo da capacidade estática com a produção e a caracterização dos equipamentos de armazenagem localizados nas microrregiões produtoras.

 

Já na análise econômica, relaciona a conjuntura do mercado orizícula, avalia a formação de preços e os custos de produção do arroz irrigado no estado do Rio Grande do Sul.

 

“Este livro representa o esforço coletivo dos técnicos da Conab em reunir informações relevantes sobre o produto, pela importância e a forte relação com o hábito alimentar da população brasileira, agregando informações científicas e registros históricos”, conta o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, João Marcelo Intini. Os próximos produtos a receberem tratamento semelhante serão o milho, a soja e o trigo.

 

A publicação A Cultura do Arroz poderá ser acessada na página eletrônica da Companhia e terá uma tiragem de mil exemplares, estando disponível via data slim, com a previsão de distribuir 300 unidades. Para acessar a publicação, clique aqui.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais