hortaliças

Conab e Abracen renovam acordo para fortalecer setor hortigranjeiro

Documento foi firmado durante evento de posse da nova diretoria da Abracen, em Belo Horizonte

Com o objetivo de contribuir para a contínua melhoria do setor hortigranjeiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou, na quinta-feira (31), acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). O documento foi firmado durante evento de posse da nova diretoria da Abracen, em Belo Horizonte. Estiveram presentes ao ato o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Igo dos Santos Nascimento, o superintendente de Abastecimento Social da Companhia, Newton Araújo S. Júnior, e o presidente da Abracen, Gustavo Alberto França Fonseca.

 

A parceria prevê, no âmbito do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, ações de apoio ao setor como o desenvolvimento de sistemas, a transferência de informações e conhecimentos entre a Conab e as Ceasas, capacitações, entre outras medidas. “O intuito é revitalizar as centrais de abastecimento em todo país e buscar soluções para questões técnicas como a agregação de valor aos produtos, padronização e classificação de embalagens e de incentivo à comercialização”, explica o diretor Igo dos Santos Nascimento

 

Uma das estratégias que apresenta grande eficiência para a mitigação de perdas do setor é o Barracão do Produtor,destaca Newton Júnior.  A iniciativa, executada em Minas Gerais e outros estados do país e visitada por representantes da Companhia, visa auxiliar os pequenos produtores na agregação de valor à produção e no melhor acondicionamento dos produtos.

 

Durante a posse da nova diretoria, a Abracen também reafirmou o termo de adesão ao Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), desenvolvido pela Conab. O sistema permite extrair informações sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas. Esses dados servem de base para análises econômicas de áreas especializadas do governo federal, contribuindo para a definição das políticas públicas do setor. A consulta ao banco de dados da Conab/Prohort, alimentado pelos departamentos técnicos das centrais de abastecimento, está disponível ao público em geral no site www.prohort.conab.gov.br.

2

Deixe seu comentário

Leia mais