Grãos de trigo. conab. armazens. fiscalização. farming brasil

Colheita do trigo se aproxima do fim e qualidade ainda preocupa

A baixa qualidade do cereal brasileiro tende a elevar as importações e encarecer os custos dos moinhos devido à valorização do dólar

Na medida em que a colheita de trigo brasileira se aproxima do fim, a baixa qualidade do produto nesta temporada fica mais evidente. Pesquisadores do Cepea indicam que, além de prejudicar a rentabilidade do triticultor, esse resultado pode motivar produtores a optarem por outras culturas em detrimento do trigo nas próximas temporadas.

 

Para os compradores, a baixa qualidade do cereal brasileiro tende a elevar as importações, encarecendo os custos de moinhos devido ao câmbio. Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de trigo deve totalizar 6,23 milhões de toneladas, 6% inferior ao volume indicado pela Conab em outubro.

 

Quanto à comercialização, produtores paranaenses continuam vendendo somente o necessário para pagamentos de despesas de curto prazo, enquanto aguardam novas altas nos preços. Já no Rio Grande do Sul, há pouco interesse de compra por parte dos moinhos, devido às dificuldades de encontrar o produto com as características exigidas para panificação. Além disso, muitos moinhos estão devolvendo os lotes adquiridos que foram para as análises.

 

Deixe seu comentário

Leia mais