Colheita da soja está atrasada no Centro-Oeste

Mato Grosso colheu 3,7% das lavouras de soja, Mato Grosso do Sul colheu 2% da área e Goiás iniciou colheita pontual nesta semana

Os sojicultores matogrossenses colheram 3,7% da área total destinada à soja na safra 2015/2016 até 21 de janeiro. De acordo com dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita representa um atraso de 3,8 pontos percentuais. No dia 22 de janeiro de 2015, 7,5% da área já tinham sido colhidos.

 

A região mais atrasada é o Norte do Estado, com colheita de 0,5% da área, seguido pelo Noroeste, com 0,9%. A região Sudeste do Mato Grosso é a mais adiantada nos trabalhos de campo, com colheita de 5,3% das lavouras de soja.

 

Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, os sojicultores colheram apenas 2% da área destinada à soja nesta safra, de acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS). A colheita em Mato Grosso do Sul está atrasada devido ao excesso de chuvas em várias regiões do Estado.

 

Goiás

Em Goiás, houve prorrogação do prazo para a semeadura da soja, que teve fim no dia 15 de janeiro. A colheita deve ser intensa na segunda quinzena de fevereiro, já que a maioria das lavouras está no período reprodutivo, de florescimento e enchimento dos grãos. Além disso, como houve atraso na implantação das lavouras, causada pela seca no fim do ano passado, alguns produtores substituíram a soja pelo cultivo do milho.

 

De acordo com informações da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), a colheita da soja teve início nesta semana, mas de forma pontual em algumas lavouras irrigadas que foram semeadas no início de outubro, principalmente no município de Cristalina (GO). “Apesar dos problemas climáticos iniciais, a maior parte do Estado está tendo uma safra bastante interessante, com boas perspectivas de produtividade”, afirma o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro.

 

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Enquanto chuva chega ao Mato Grosso, Paraná terá tempo estável

 

Deixe seu comentário

Leia mais