DATA: 15/12/2015

Codevasf investe R$ 960 mil para mecanizar a agricultura familiar alagoana

Seis associações foram beneficiadas com a compra de trator, grade aradora e carreta agrícola, entre outros equipamentos

Para fortalecer a agricultura familiar em Alagoas e otimizar a produção agropecuária, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 960 mil em recursos na compra de equipamentos agrícolas para associações de agricultores familiares.

 

As aquisições são compostas por trator agrícola, grade aradora e carreta agrícola, sendo acrescentados outros itens de acordo com a demanda agrícola da associação. Uma das organizações beneficiadas é a Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Paus Pretos (Appapleite), do povoado Paus Pretos, uma comunidade quilombola situada na zona rural do município de Monteirópolis, no semiárido alagoano.

 

Segundo Célio Bezerra, presidente da associação, cerca de 32 famílias quilombolas que trabalham com a produção leiteira estão sendo beneficiadas com a chegada da patrulha mecanizada.

 

“Essa máquina vai melhorar muito nosso trabalho, pois trará facilidade. Poderemos trabalhar mais cedo com o trator e cuidar da ração do gado. Antes nós tínhamos que pagar pelo uso de uma máquina ou esperar a vontade do dono do equipamento”, diz Bezerra. “No inverno, usaremos o trator para preparar a terra e plantar milho. O trator nesse momento de seca já está servindo para levar água para o gado”, revelou o agricultor sertanejo.

 

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas, esses investimentos fortalecem a agricultura familiar. “Por ser uma patrulha mecanizada completa, com trator, grade aradora, carroção, distribuidor de calcário, sulcadores, esses implementos irão diminuir o tempo de preparo de solo ou de colheita, pois também temos colheitadeira”, afirma Chagas. “Isso faz com que o agricultor ganhe mais tempo para exercer outra atividade ou até para ficar mais tempo com sua família. A mecanização melhora a vida do agricultor.”

 

Até o momento, seis associações de municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas foram beneficiadas com a doação de patrulhas mecanizadas: Associação dos Trabalhadores Rurais do Marizeiro (Astra) em Penedo (AL); Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Paus Pretos (Appapleite) do município de Monteirópolis (AL); Associação de Moradores e de Produtores Rurais do Povoado Riacho do Pedro (ASMOPRRP) em Penedo; Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP), no município de mesmo nome; Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Samambaia (Apropaleite) no município de Olho D’Água das Flores (AL); e Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Povoado Capelinha do município de Major Izidoro (AL).

 

Os recursos são de emenda parlamentar e de destaque orçamentário junto ao Ministério da Integração Nacional, dentro do Programa Desenvolvimento Territorial Sustentável e Economia Solidária.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.