Colheita de soja
DATA: 22/02/2016

Clima favorece lavouras de soja e Mato Grosso volta a estimar recorde

Sojicultores já colheram 39,38% da área plantada e as plantações apresentam boas condições

Em janeiro, o clima favoreceu o desenvolvimento da soja em Mato Grosso. Com isso, o Estado voltou a ter expectativa de colher a maior safra de sua história. Segundo o Imea, até o dia 18 de fevereiro, os sojicultores já colheram 39,38% da área plantada com soja em Mato Grosso. A nova estimativa do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve a área estimada em 9,2 milhões de hectares, apontando uma melhoria na qualidade das lavouras em todas as regiões do Estado, ante a última estimativa.

 

Produtividade

Espera-se, neste momento, uma produtividade final de 51,6 sc/ha e produção de 28,5 milhões de toneladas em Mato Grosso. Apesar da estimativa de uma produtividade 0,3 sc/ha menor do que a safra 14/15, a produção deverá ser 419 mil toneladas a mais em 2016.

 

Percebe-se na nova estimativa uma grande heterogeneidade de produtividade entre as regiões produtoras, como nunca foi visto antes. Além disso, o que chamou a atenção na nova estimativa é que as perdas registradas nas lavouras até o fim de 2015 estão quantificadas na nova estimativa, ou seja, mesmo com expectativa de produção recorde, este volume poderia ser ainda maior em 2016.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais