Lavoura de soja.
DATA: 17/12/2015

Chuvas irregulares atrasam plantio de soja no Oeste da Bahia

Os problemas climáticos e de liberação de crédito aos produtores baianos influenciaram na tomada de decisão sobre a área a ser plantada com cada cultura

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) apresentou a previsão para 2015/2016 para as culturas de soja, milho e algodão no Oeste da Bahia, após reunião na segunda-feira (14/12). De acordo com o 1º levantamento da Aiba, a irregularidade das chuvas é apontada como principal fator de interferência no plantio desta safra. Além disso, os problemas na liberação de crédito aos produtores pelas entidades financeiras influenciaram na tomada de decisão sobre a área a ser plantada com cada cultura.

 

Soja

Em relação à soja, são esperados 1,55 milhão de hectares na região, com produtividade média de 56 sacas por hectare. Houve um incremento de área em 130 mil hectares em relação à safra passada.

 

Algodão

A previsão é que 240 mil hectares sejam plantados até a primeira quinzena de janeiro de 2016. A confirmação do valor esperado vai depender da ocorrência da chuva, que está prevista para a segunda quinzena de dezembro. A perspectiva é de que a região alcance uma produtividade média de 270 arrobas por hectare, volume equivalente ao registado nas últimas três safras.

 

Milho

Já para o milho, o número estimado é de 130 mil hectares plantados, porém com um aumento de produtividade, chegando a 163 sacas por hectare, enquanto que na safra passada este número foi de 135 sacas por hectare. Estima-se um aumento nas áreas de milheto, sorgo e feijão gurutuba que ocuparão principalmente áreas novas e as que não foram plantadas pelas três principais culturas (soja, milho e algodão), devido aos problemas de crédito e irregularidade pluviométrica.

 

A consolidação das áreas plantadas e da produtividade do Oeste da Bahia para a safra 2015/2016 dependerá da regularidade da chuva nos meses de dezembro e janeiro. Em decorrência disso, o Conselho deverá se reunir novamente no dia 25 de janeiro de 2016 para uma reavaliação.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.