Chuvas atrapalham colheita de laranja e podem causar doenças fúngicas

Em alguns municípios, as chuvas não deram trégua e produtores praticamente paralisaram a colheita e as entregas de laranja

Em São Paulo, as chuvas constantes nas principais cidades citrícolas do Estado, estão dificultando as atividades de campo e a comercialização da fruta. Em alguns municípios, as chuvas não deram trégua e produtores praticamente paralisaram a colheita e as entregas de laranja desde terça-feira (12/01).

 

Na segunda-feira (11/01), ainda foi possível negociar as frutas colhidas durante o final de semana. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aparecimento de doenças fúngicas também preocupa, já que o clima úmido pode resultar em aparecimento de “estrelinha”, que causa o abortamento das flores.

 

“Pomares de algumas propriedades tiveram pequenas floradas no início de janeiro e outras flores ainda podem abrir até o final deste mês. Desta forma, produtores estão preocupados com o “pegamento” destas flores, que poderiam amenizar o efeito da queda dos chumbinhos da florada principal”, diz o Cepea.

 

Deixe seu comentário

Leia mais