DATA: 23/11/2015

O preço da cebola caiu 45,8% nas principais Ceasas do País

Batata e cenoura também registraram recuo no valor de venda, enquanto o tomate teve valorização

O preço de comercialização da cebola caiu em média 45,8% nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) em todo País. O número foi divulgado no 8º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas, nesta segunda-feira (23/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A queda no valor se deve a uma recuperação da produção nacional, aumentando a oferta do produto.

 

No entanto, os preços registrados ficaram abaixo dos custos de produção, o que deve provocar uma diminuição na área plantada, e consequentemente, reduzir a quantidade do produto no mercado pressionando para cima os valores da hortaliça. Isso já pode ser verificado em São Paulo, onde a cebola chegou a cotar R$ 3,17 por quilo na segunda semana de novembro.

 

Segundo a Conab, o mesmo comportamento é observado no mercado de batata. A maior oferta do tubérculo provocou o recuo dos preços de comercialização. Porém, também se observa, no início de novembro, uma pressão nos valores, em função de uma redução do volume de entrada da batata no mercado.

 

A cenoura também apresenta queda de preços. Esse cenário deve se manter, uma vez que a quantidade do produto proveniente de Minas Gerais continua expressiva. O tomate, por sua vez, tem apresentado aumentos expressivos neste ano em decorrência da variação do dólar.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.