Capim
DATA: 03/02/2016

Capim-elefante BRS Kurumi intensifica produção de leite a pasto

A cultivar é indicada para sistemas de pastejo rotacionado, com alta produção de forragem

O alto potencial de produção de forragem da cultivar BRS Kurumi com excelentes características nutricionais permite intensificar a produção de leite a pasto com menor uso de concentrado, altas taxas de lotação e excelente desempenho por animal. Esta variedade de capim-elefante anão será apresentada pela Embrapa no Show Rural Coopavel 2016, em Cascavel (PR), de 1º a 5 de fevereiro.

 

A BRS Kurumi foi lançada pelo programa de melhoramento vegetal da Embrapa em 2012. É indicada para uso forrageiro nos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. No Rio Grande do Sul, a cultivar tem se destacado, pois o bom crescimento até meados de maio debela o vazio forrageiro outonal, bem como a maior tolerância às geadas e a velocidade de rebrotação antecipam a produção de forragem na primavera. A adoção da BRS Kurumi se expande também entre produtores de Santa Catarina, do Paraná e do Sudeste do País.

 

Dentre as características, tem crescimento vegetativo vigoroso, com rápida expansão foliar e intenso perfilhamento. Apresenta porte baixo (80 a 90 cm), elevada proporção de folhas e pequeno alongamento do colmo, o que facilita o consumo pelo animal e o manejo, sem necessidade de roçadas frequentes.

 

A cultivar é indicada para sistemas de pastejo rotacionado, com alta produção de forragem. Em estudos conduzidos na Embrapa Gado de Leite, a taxa de acúmulo durante o período chuvoso variou entre 120 a 170 quilos de matéria seca por hectare por dia, com boa estrutura de pasto.

 

O material é superior às demais cultivares de capim-elefante na qualidade nutricional. Os teores de proteína bruta têm variado entre 18 e 20% e os coeficientes de digestibilidade entre 68 e 70%, considerando o extrato acima da altura do resíduo. Como resultado, é possível obter de 18 a19 litros de leite por vaca/dia, fornecendo apenas suplementação energética.

 

Mais informações poderão ser obtidas com o pesquisador Paulino Andrade, da Embrapa Gado de Leite, em palestra sobre a cultivar na Estação do Conhecimento do Show Rural Coopavel. A apresentação será na quarta-feira (03/02), às 16h, e na quinta-feira (04/02), às 11h30.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais