Mandioquinha

Capacitação de produtores expande área de mandioquinha-salsa

Aproximadamente 160 produtores participarão de treinamento sobre cultivo da mandioquinha-salsa

Aproximadamente 160 produtores participarão de treinamento sobre cultivo da mandioquinha-salsa que será realizado pela Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Hortaliças em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc).

 

O treinamento faz parte de um Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inserido no Programa Nacional da Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.

 

“A cultura da mandioquinha-salsa está em crescimento na região do Norte Catarinense e Sul Paranaense devido, em grande parte, às ações da Embrapa na disponibilização de material propagativo de elevada sanidade e treinamentos semelhantes a este que estamos realizando desde 2014”, afirma Nelson Pires Feldberg, gerente do Escritório de Canoinhas, SC, da Embrapa Produtos e Mercado.

 

A atuação da Embrapa em Canoinhas teve início em 2011, com a produção de propágulos de mandioquinha-salsa com elevada sanidade, a partir de propágulos básicos da cultivar Amarela de Senador Amaral, que foram produzidos nos laboratórios da Embrapa Hortaliças. Esta cultivar foi lançada pela Embrapa em 1993 e representa hoje mais de 90% da área nacional com esta cultura.

 

Giovani Olegário, pesquisador da Embrapa Hortaliças explica que, no mercado informal, os propágulos de mandioquinha são, em grande parte, derivados de lavouras comerciais, e com o passar dos anos há acúmulo de doenças. Além disso, toda a produção de propágulos nesta situação se encontra irregular perante a Lei de Sementes e Mudas, trazendo prejuízos para o setor e principalmente para o agricultor, finaliza Olegário.

 

O evento conta na programação com a presença de uma das principais autoridades do país no assunto, o pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, falando sobre aspectos do manejo da cultura e qualidade dos propágulos na produção de mandioquinha-salsa. Antonio Bortoletto, analista da Embrapa Produtos e Mercado fala sobre oportunidades de negócios para produtores de mandioquinha e o pesquisador Giovani Olegário fala sobre o manejo cultural e produção de mudas de qualidade junto com Nuno Madeira.

 

O evento terá como público alvo em especial produtores rurais e empresas interessadas em serem licenciadas da Embrapa na produção e comercialização de propágulos.

 

Oportunidade de negócio

Em 2014 foram comercializados 16.550 propágulos, que foram os primeiros a serem produzidos pela Embrapa Produtos e Mercado em Canoinhas, informa Bortoletto. Em 2015 foram 28.460 propágulos e em 2016 a previsão é de que sejam comercializados mais de 100.000 propágulos, para produtores das principais regiões do país.

 

Como o mercado formal de mudas de mandioquinha-salsa com elevada qualidade fitossanitária é crescente e tem se mostrado viável do ponto de vista econômico, a Embrapa Produtos e Mercado fará, nos próximos meses, um Processo de Oferta para seleção de produtores de mudas e empresas, a fim de buscar parceiros na iniciativa privada com interesse em licenciamento para produção e comercialização de propágulos.

 

Dessa forma, a partir de 2017 a venda de propágulos aos produtores de mandioquinha-salsa passará a ser feita por empresas e produtores de mudas licenciados que serão acompanhados pela Embrapa, visando o aumento da oferta de propágulos de qualidade fitossanitária. A Embrapa Produtos e Mercado fará também, no seu Escritório em Canoinhas, a manutenção das plantas básicas das novas cultivares de mandioquinha-salsa BRS Rúbia 41 e BRS Catarina 64.

 

Serviço: Evento: “Treinamento sobre cultivo da mandioquinha-salsa”. Data: 07 de abril de 2016. Horário: 8h00 às 12h00. Local: Clube Laffayette. Endereço: BR 280, Km 220 (em frente à Embrapa Produtos e Mercado), Canoinhas, SC.

 

Deixe seu comentário