Broca do café. Fruto de café com a broca.

Broca-do-café: saiba como fazer o monitoramento correto da praga

De acordo com a CNA, a praga tem se destacado como uma das principais para a cafeicultura nacional nas últimas safras

Agora é época de monitorar a broca-do-café. Segundo as informações divulgadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a praga tem se destacado como uma das principais para a cafeicultura nacional nas últimas safras. De acordo com a entidade, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem se mostrado eficiente, econômico e sustentável no controle dessa praga. “O monitoramento é parte importante do manejo, lembre-se de manter atualizadas as informações de todos os talhões da propriedade”, recomendou a CNA.

 

Quando monitorar a lavoura?

De acordo com a CNA, o ideal é 80 a 90 dias após a principal florada, no período de trânsito da praga.

 

Qual a frequência de monitoramento?

A CNA recomenda o monitoramento mensal da praga. Porém, segundo a entidade, em períodos de alta infestação, o monitoramento deverá ocorrer quinzenalmente.

 

Como monitorar?

O monitoramento pode ser feito por meio da contagem de frutos ou utilizando armadilhas. Confira as orientações da CNA abaixo.

 

Contagem de frutos

Para realizar o monitoramento por meio da contagem de frutos, é preciso seguir os seguintes passos:

1 – Selecione 20 plantas por hectare, em “zigue-zague”;

2 – Colete uma amostra de 100 frutos no terço médio de cada planta;

3 – Conte os grãos brocados e não brocados e calcule o percentual de infestação;

 

Armadilhas

Para o monitoramento utilizando armadilhas, o produtor deve seguir os passos:

1 – Utilizar uma armadilha por hectare com cairomônio;

2 – Recomenda-se a avaliação das armadilhas a cada 15 dias, para a contagem dos insetos adultos ou troca da substância (cairomônio). No caso de alta infestação, a contagem dos insetos deve ser feita com periodicidade maior;

3 – Contar o número de insetos adultos em cada armadilha;

4 – Calcular a média do número de insetos por armadilha de cada talhão. O controle será feito quando, após o monitoramento, for identificada infestação próxima ao nível de controle.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

 

Leia mais