Suíno

Brasil e Ucrânia estreitam relações comerciais

Na primeira reunião em Brasília, os dois países discutiram a retomada das exportações de carne suína aos ucranianos

O Comitê Consultivo Agrícola (CCA), estabelecido entre Brasil e Ucrânia, se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (23/03), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Além de temas de interesse mútuo no setor agropecuário, como pesquisa, inovação e biocombustíveis, o objetivo da reunião foi estreitar as relações comerciais dos países sobre exportação de material genético avícola e de sêmen bovino do Brasil para a Ucrânia e o retorno das vendas brasileiras de carne suína àquele mercado. Os ucranianos, por sua vez, pretendem aumentar o comércio de óleo vegetais, cereais e bebidas para o Brasil.

 

“Essa reunião é importante para que o intercâmbio comercial entre os dois países volte a aumentar. Atualmente, temos a possibilidade da retomada das exportações de carne suína para Ucrânia. Toda a documentação já está com os ucranianos e aguardaremos a posição deles”, disse Odilson Luiz Ribeiro e Silva, secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio e diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Também participaram do encontro os diretores dos departamentos de Saúde Animal e de Sanidade Vegetal do Mapa, Guilherme Marques e Marcus Vinícius, respectivamente, e técnicos de várias áreas do ministério e da Embrapa, além de representante do Ministério das Relações Exteriores. O governo da Ucrânia foi representado pela vice-ministra de Política Agrária e Alimentos, Vladyslava Rutytska, pelo embaixador Rostyslav Tronenko e por técnicos do Ministério da Agricultura daquele país.

 

Segundo Marques, o ministério entregará os certificados de exportação de material genético avícola e o de sêmen bovino do Brasil à Ucrânia durante a Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio deste ano.

 

No ano passado, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Ucrânia totalizaram US$ 68,5 milhões. No mesmo período, as importações brasileiras de produtos agropecuários ucranianos somaram US$ 272 mil. Entre os principais produtos exportados do Brasil para a Ucrânia estão fumo, café, carnes e produtos do complexo sucroalcooleiro.

 

Deixe seu comentário

Leia mais