Grãos de soja.
DATA: 15/11/2015

Aprosoja avalia andamento da safra de soja 2015/2016 no Mato Grosso

Circuito Tecnológico faz pesquisa com sojicultores sobre clima, crédito e câmbio em 800 ropriedades rurais

O Circuito Tecnológico Etapa Soja visitou, durante duas semanas de outubro, quase 800 propriedades rurais em Mato Grosso. Foram realizados mais de 460 questionários sobre diversos aspectos da produção agrícola. As 16 equipes que rodaram por todas as regiões do Estado percorreram mais de 23 mil quilômetros para verificar o andamento da safra de soja e ouvir as principais demandas dos produtores rurais.

 

“O resultado de mais esta expedição foi positivo, atingimos as metas estabelecidas. Porém, o mais importante foi ouvir os agricultores e verificar que este ano é diferenciado, as preocupações são latentes em relação ao clima, o crédito, custo e câmbio”, diz Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.

 

As consequências desta união de fatores na safra de soja 2015/16, segundo Ribas, leva o produtor rural a ter o custo de produção comprometido. “Atualmente, o custo está entre 35 e 54 sacas, que é muito alto. A interrogação que ficou é sobre como será a próxima safra”, afirma.

 

As equipes técnicas coletaram ainda 408 amostras de sementes e 148 amostras de fertilizantes que serão analisadas em relação ao vigor, germinação e fitossanidade em grãos de soja e averiguação de formulados do fertilizante.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.