Embutido

Anvisa interdita lote de linguiça calabresa por problemas sanitários

A medida foi tomada após análises laboratoriais em produtos produzidos nos estabelecimentos investigados pela Carne Fraca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou, nesta quarta-feira (12/04), o produto linguiça tipo calabresa defumada da marca Frigosantos. Segundo a Agência, a interdição se aplica a todos os alimentos do lote com prazo de validade até 30/4/2017.

 

A medida sanitária foi motivada após a Anvisa receber uma notificação encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tal documento apontou os resultados das análises laboratoriais em produtos de origem animal de alguns estabelecimentos, alvos da operação Carne Fraca.

 

Infração sanitária

Segundo informações divulgadas pela Anvisa, de acordo com as análises realizadas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro), o lote da Linguiça tipo calabresa defumada, marca Frigosantos, apresentou problemas relacionados à análise de microrganismos (Estafilococus coagulase positiva).

 

Em 2001, a Anvisa publicou o Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. A definição de critérios microbiológicos para alimentos estabelece padrões sanitários que visam, em primeiro lugar, proteger a saúde da população. O descumprimento dos parâmetros constitui , portanto, infração sanitária sujeitando os infratores a penalidades.

 

A carne em questão era fabricada pela Indústria e Comércio de Carnes Frigosantos Ltda (SIF 2021). A interdição da Linguiça defumada Frigosantos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12/04). Resolução já se encontra em vigor e é válida pelo prazo de 90 dias.

 

Leia mais:

Preço da saca de soja deve cair para R$ 55,71 em 2018, diz o Imea

Fertilizantes: 6 dicas para garantir uma adubação fosfatada eficiente

Milho: custos de produção devem recuar na safra 2017/2018

Fertilizantes: mercado sinaliza melhor relação de troca para comprar adubo

Suspeitas de mal da vaca louca são infundadas, diz CNPC

Conheça os benefícios de plantar crotalária antes da safra de verão

Agrônomo precisa de especialização para conseguir emprego

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Leia mais