Agricultura familiar receberá mudas de árvores frutíferas em Minas Gerais

Mais de 80 famílias serão beneficiadas pela iniciativa que doará kits para incentivar o plantio de diversas culturas

Uma ação conjunta entre a Emater-MG, prefeitura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai estimular a implantação de pomares domésticos em Arcos, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A iniciativa visa a distribuição de mudas de árvores frutíferas para famílias de agricultores familiares.

 

Foram doadas 1.004 mudas pelo MCTI. O transporte das plantas até o município foi feito pela Prefeitura de Arcos. A distribuição das mudas aos produtores é feita pela prefeitura e Emater-MG. Serão 88 famílias beneficiadas em oito comunidades.

 

Cada uma receberá um kit contendo duas mudas de mexerica, goiaba, laranja, caqui, banana e limão. “O pomar doméstico melhora a alimentação da família e pode tornar-se uma fonte de renda”, afirma Fonseca. O extensionista ainda ressalta que a inciativa irá aumentar o número de árvores no município e resgatar uma tradição local, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional das famílias.

 

Na propriedade do produtor José Modesto Oliveira, a principal atividade é a pecuária leiteira. Por dia são produzidos 200 litros. A família será uma das beneficiadas com a entrega do kit pomar. “Vai ser bom. Eu tenho um pomar pequeno aqui, mas que está acabando”, diz o produtor.

 

Oliveira não sabe ainda se vai comercializar as frutas. O motivo é que, segundo ele, a família é grande. “Acho que vai ser tudo para o nosso consumo mesmo. Bom que vai melhorar a nossa alimentação. Se sobrar alguma coisa, nós podemos vender”, diz.

Deixe seu comentário