Computador. aplicativo. tecnologia. farming brasil

Agricultura digital: Fapesp e IBM vão destinar US$ 250 mil para pesquisas

Serão selecionados diferentes temas e as propostas podem ser apresentadas até 15/09, exclusivamente por meio eletrônico

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a IBM Brasil anunciaram na semana passada uma Chamada de Propostas para pesquisas em sistemas digitais e novas tecnologias na área da Agricultura, para a qual serão destinados até US$ 250 mil para projetos com duração de até dois anos.

 

É a segunda chamada conjunta de pesquisas a serem apoiadas pelas duas instituições, que anunciaram em março as propostas selecionadas em sua primeira chamada em parceria, na área de computação cognitiva.

 

Agricultura digital

Desta vez, os temas terão ênfase em Agricultura Digital, isto é, em sistemas de processamento e análise de informações para controle e apoio às diferentes etapas das cadeias produtivas agrícolas. Entre os tópicos, estão os sistemas de detecção, coleta e análise de dados voltados à agricultura de precisão, sistemas de monitorização e previsão meteorológica e climática em contextos agrícolas, e novas aplicações de dados meteorológicos e climáticos.

 

Também serão apoiadas pesquisas relacionadas à automação de equipamentos, robótica agrícola, incluindo drones, veículos autônomos agrícolas, processamento de imagens e de dados por satélite e em campo, sistemas eletrônicos de monitoramento de gado, incluindo hardware, detecção, processamento e análise de dados do solo e da água, além de sistemas de realidade aumentada e virtual aplicados à agricultura.

 

Pesquisas agrícolas

A ampla gama de temas contempla ainda sistemas de procedência e melhoramento de cadeias logísticas de alimentos e processamento de dados genômicos voltados ao uso no campo. Pesquisas que levem ao desenvolvimento de assistentes cognitivos para agricultores, engenheiros agrônomos e outros trabalhadores nas cadeias produtivas agrícolas também poderão ser contempladas, bem como design de interface no contexto de sistemas de agricultura digital, com plataformas de serviços de software e suporte de middleware.

 

O termo Agricultura Digital designa os avanços científicos no campo, baseados em conhecimentos específicos e representados pelo uso de tecnologias voltadas ao aumento qualificado da produção agropecuária. Resumidamente, consiste no uso de sensores (aéreos, terrestres, em máquinas, equipamentos e infraestrutura) para coletar informações sobre água, clima, solos, nutrientes, pesticidas, cultivos e gestão de cadeia de fornecimento, baseando-as em nuvem, para análise e consolidação de indícios que gerem eficiência econômica, qualidade de produção, segurança alimentar e sustentabilidade dos recursos.

 

“O agronegócio está em ampla e rápida transformação e o investimento em inovação tecnológica irá garantir maior produtividade com sustentabilidade. Na outra ponta, é preciso investir em capital intelectual, porque temos potencial para exportar não somente grãos, alimentos e afins, mas também conhecimento e tecnologia de ponta. As pesquisas voltadas para este setor aumentarão ainda mais a relevância do agronegócio para o Brasil e o mundo. Incentivar esta chamada é fornecer insumos para um crescimento sustentável do Brasil e da nossa sociedade”, afirma Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.

 

Poderão participar da Chamada pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Um comitê conjunto formado por representantes da FAPESP e da IBM conduzirá a avaliação e seleção de projetos apresentados. As propostas podem ser apresentadas até 15/09, exclusivamente por meio eletrônico, no sistema SAGE , com previsão de divulgação dos projetos selecionados em 15/12.

 

Leia mais:

Produtor de soja deve ter margem de lucro muito pequena ou negativa

Produtividade do milho: como colher 292 sacas por hectare?

Clima controlado: tecnologias para proteger lavouras das intempéries

Integração Lavoura-Pecuária é o caminho para lucrar mais na fazenda

Funrural: governo estuda solução para o produtor que não pagou o imposto

6 dicas para acabar com a compactação do solo

Agentes biológicos podem revolucionar o controle de pragas na soja

Conheça a revista Farming Brasil, já nas bancas!

Revista Farming Brasil. Ano 1, edição 2.
Farming Brasil

A segunda edição da revista Farming Brasil foi lançada com mais de 100 páginas de conteúdo agronômico. A reportagem de capa celebra o recorde de produtividade do milho na primeira safra 2016/2017. Produtores revelam os detalhes do manejo de sucesso que garantiram uma colheita de 290 sacas por hectare.

Outra reportagem apresenta tecnologias para monitorar o clima na região da fazenda e aperfeiçoar o manejo das lavouras. As reportagens contam como melhorar a gestão de insumos, apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais