Uva

Aberta oficialmente a safra da uva no Rio Grande do Sul

A região sul já têm cerca de 2 mil e 100 hectares plantados, sendo aproximadamente 600 em Encruzilhada do Sul

Foi aberta oficialmente, na manhã desta quarta feira (03/02), em Encruzilhada do Sul, na presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo e do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, a Colheita da Uva no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que a abertura é realizada na região, que cresce na produção de uvas, possui clima propício e surge como polo produtor. A região sul já têm cerca de 2 mil e 100 hectares plantados, sendo aproximadamente 600 em Encruzilhada do Sul.

 

Mesmo com a quebra de safra devido a condições climáticas atípicas, como registros de granizo, geada tardia e inverno com altas temperaturas, a expectativa dos produtores é de compensar na qualidade do produto, o que comprova que nossa vitivinicultura é de excelência.

 

“Celebramos esta abertura da colheita como a reafirmação do esforço e do trabalho de nossos agricultores que dedicam-se a manter esta cultura tão rica que é a da uva. Na Secretaria da Agricultura trabalhamos junto com o Ibravin, Fepagro, Emater e Embrapa para qualificar ainda mais o setor e melhorar a nossa já reconhecida produção de uvas, sucos, vinhos e espumantes, para seguir nossa parceria com quem produz”, diz o secretário Ernani Polo. “Celebrar a colheita da uva é celebrar a dedicação dos produtores, o trabalho de sol a sol e a ligação com o nosso passado, com a nossa cultura, com a nossa história”, afirma o governador José Ivo Sartori.

 

Após o ato oficial, que aconteceu na área de propriedade da família Valduga, houve caminhada pelo parreiral carregado de uvas Merlot. A expectativa de colheita desta safra é de 350 milhões de quilos de uva nos 41.000 hectares plantados no Estado. O Setor que produz de uvas e vinhos possui significativa importância socioeconômica para o Estado, envolve 15.000 famílias, especialmente de pequenos produtores e é composto por cerca de 600 vinícolas ativas.

 

O governador Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, entregaram ainda uma caminhonete à Inspetoria Veterinária do município, adquirida por meio de convênio com o Ministério da Agricultura.

 

Crescimento na comercialização de espumantes     

Um dado importante é o crescimento da venda/consumo de espumantes e suco, que tem sido extremamente importante no desempenho positivo do setor nos últimos anos. De janeiro a dezembro do ano passado, as vinícolas do Estado venderam 18.792.485 litros de espumantes. O volume representa um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2014.

 

Deixe seu comentário

Leia mais