Produção de abacaxi vitoria. SF Agro. Farming Brasil.

Abacaxi: 5 dicas para ter sucesso no cultivo da fruta

Considerada uma espécie de manejo simples, o abacaxi atrai cada vez mais produtores interessados em iniciar o cultivo

O abacaxi é uma das frutas mais conhecidas pelos brasileiros. A fruta pode ser consumida de diversas formas, como in natura, processada em calda, geleias, licor ou cristalizada. Além disso, o abacaxi também é um alimento de alto valor nutritivo, pois contém uma boa quantidade das vitaminas A, B1 e C. A fruta, que pertence à família Bromeliaceae, é considerada uma espécie de manejo simples e atrai cada vez mais produtores interessados em iniciar o cultivo.

 

1- Clima e solo ideal para o cultivo de abacaxi

De acordo com Walter José Siqueira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o abacaxi é uma espécie para ser cultivada em clima tropical e subtropical e se adapta melhor a temperaturas mais quentes. “O teor de Brix (sólidos solúveis) aumenta com clima quente, mas com o frio o abacaxi fica mais ácido e menos doce”, diz.

 

A fruta pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, desde que não esteja sujeito ao encharcamento. De acordo com Siqueira, solos arenosos com boa drenagem ou solos argilosos com matéria orgânica seriam os ideais. “Recomendo fazer análise de macro e micro nutrientes do solo e pH para cálculo da adubação e aplicação de corretivos”, diz o pesquisador.

 

2- Plantio

O pesquisador recomenda realizar o plantio em linhas duplas, com aproximadamente 40 a 50 centímetros entre as plantas e com linhas distanciadas de 1,30 a 1,50 metro. As plantas podem ser cultivadas em triângulos ou zigue-zague. Sobre a fertilização do solo, o pesquisador indica fazer a análise química antes de efetuar a adubação. A colheita do abacaxi ocorre entre os meses de novembro e abril.

 

3- Irrigação

Irrigação por aspersão é a mais comum no abacaxizeiro. De acordo com Siqueira, irrigar nos primeiros meses de cultivo é fundamental para o pegamento das mudas, mas na fase de floração até a formação das infrutescências também há necessidade de irrigação. “A frequência depende da observação da umidade do solo, mas em geral [a irrigação] ocorre a cada dois dias até o quinto mês e depois a cada 5 dias”, diz. O pesquisador também aconselha realizar e plantio em épocas de chuvas.

 

4- Pragas e doenças

Para evitar a ocorrência de doenças e pragas o pesquisador aconselha observar a produção constantemente. Uma das doenças mais temidas por quem cultiva abacaxi é a Fusariose, causada pelo fungo Fusarium guttiforme. Essa doença pode atingir todas as partes da planta, em especial o fruto. Para evitar a sua ocorrência, o pesquisador aconselha iniciar a plantação em áreas que nunca foram cultivadas com abacaxi.

 

5- Manejo das mudas

O abacaxizeiro produz brotos em vários locais da planta. Segundo o pesquisador, esses brotos são ótimos para a produção de mudas que são úteis no ciclo posterior do cultivo. Para poder retirar as brotações, o produtor deve esperar o final da colheita dos frutos. “Essas mudas devem ser desenvolvidas em viveiros ou em canteiros com irrigação. Quando estiverem com cerca de 40 centímetros, podem ser levadas para plantio em campo”, diz Siqueira.

 

* Rebecca Emy é estudante de jornalismo, com supervisão de Darlene Santiago.

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

Deixe seu comentário

Leia mais