DATA: 14/12/2015

A fusão entre as multinacionais americanas Dow e DuPont é oficial

Com a união, será criada uma gigante do setor químico com valor de mercado de US$ 130 bilhões Gil Gullickson

Os rumores que tomaram conta do mercado na semana passada se tornaram realidade. A DuPont e Dow Chemical Company anunciaram a fusão na manhã da última sexta-feira (11/12). A nova empresa ficará conhecida como DowDuPont e terá valor de mercado de aproximadamente US$ 130 bilhões.

 

Após a fusão, serão criadas três empresas independentes de capital aberto. As divisões serão: uma empresa agrícola, que fornecerá os produtos de ambas as companhias, como o herbicida SureStart da Dow e o fungicida Aproach, da DuPont. Essa empresa também vai incluir as marcas de sementes Pioneer e Mycogen. As outras duas divisões serão fabricantes de produtos especiais e materiais científicos.

 

De acordo com funcionários da Dow e da DuPont, o anúncio da fusão é apenas o início de um processo que levará entre 18 e 24 meses. As companhias afirmam que cada empresa terá seu próprio foco, estrutura de capital apropriada e investimentos independentes, mas todas estarão concentradas em investir em inovação para entregar melhores soluções e atender as escolhas dos clientes.

 

“Eu acho que esta operação faz muito sentido”, diz Mark Gulley, diretor da consultoria Gulley & Associates LLC, em Nova Iorque. Segundo ele, no caso da Dow, é particularmente um bom negócio, já que a empresa é a menor entre as Big 6 [grupo formado pelas maiores empresas de químicos e sementes, que inclui BASF, Bayer CropScience, Monsanto e Sygenta]. “A Dow sempre foi a mais desfavorecida em termos de tamanho”, diz ele.

 

Esta reportagem é uma adaptação do texto originalmente publicado no portal Agriculture.com.

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.