Ciclo da Suplementação Minerthal
DATA: 02/01/2017

8 aplicativos para facilitar o manejo do rebanho bovino

O uso de aplicativos melhora a organização dos dados do rebanho e ajuda o pecuarista a traçar estratégias de manejo Naiara Araújo e Carolina Barros

O manejo do rebanho bovino fica mais simples com a ajuda de tecnologia. Para isso, existem aplicativos gratuitos que podem facilitar a vida do pecuarista. Eles ajudam a manter registros organizados sobre o rebanho, planejar a nutrição e facilitam a compra e venda de gado. Os aplicativos são acessíveis e permitem que o produtor tenha todos esses dados ao alcance sempre, no celular.

 

Conheça algumas opções de aplicativos para pecuaristas.

 

2112-app-pecuaria-interno-uboi

Uboi

1 – Uboi

O Uboi é um aplicativo que facilita a compra e venda de gado. Nele, é possível ver fotos e vídeos do gado à venda, além do contato de vendedores e compradores. O app já tem usuários cadastrados, nos estados do Pará e Mato Grosso. Por meio dele, também é possível identificar a localização exata da fazenda que está vendendo os bovinos. O app é gratuito e está disponível para Android, mas será lançado em iOS em breve. Tem versão web.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-jetbov-de-campo

Jetbov

2 – Jetbov

Voltado para a pecuária de corte, o aplicativo Jetbov ajuda a organizar dados sobre o rebanho, para diminuir o tempo gasto com manejo. O app funciona mesmo offline. O pecuarista pode anotar os dados e depois, quando tiver acesso à internet, o sistema vai sincronizar as informações. O aplicativo também é capaz de estimar o peso do animal, usando as dimensões medidas com fita métrica. Outra vantagem é que o app faz leitura de brincos eletrônicos no gado. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-suplementa-certo

Suplemento Certo

3 – Suplemento Certo

O aplicativo serve para comparar o rendimento de produtos de suplementação, usados na pecuária bovina. O usuário registra as informações sobre suplementação e, a partir disso, o aplicativo consegue sugerir as melhores opções de nutrição para o gado. Está disponível na plataforma Android.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-bovinews

Bovinews

4 – Bovinews

Desenvolvido pela Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, o aplicativo auxilia no aumento da produtividade de bovinos. Oferece orientações sobre manejo, nutrição e sanidade. Assim, o pecuarista pode acessar os artigos divulgados pela marca em um único espaço. Está disponível para sistema Android e iOS.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-ciclo-suplementacao-minerthal

Suplementação Minerthal

5 – Ciclo da Suplementação Minerthal

A empresa Minerthal, fabricante de suplementos bovinos, lançou o aplicativo Ciclo da Suplementação Minerthal. Ele ajuda o pecuarista a traçar uma estratégia de suplementação de precisão. Por enquanto, está disponível só o ciclo para fase de cria. O app solicita informações como fase da cria, se é parto, cobertura ou lactação, época do ano e escore corporal dos animais. A partir disso, cria a melhor estratégia para o pecuarista. Está disponível para Android.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-roda-da-reproducao

Roda da Reprodução

6 – Roda da Reprodução

Esse é um dos aplicativos que ajuda o processo de gestão do rebanho leiteiro, levando para o meio digital o quadro físico que costuma ser usado por pecuaristas. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, acompanha o ciclo de reprodução do rebanho, desde a cobertura ou inseminação até o parto. O app facilita o acompanhamento da situação de cada vaca, em um calendário circular anual. Algumas funcionalidades do aplicativo são agenda para cadastro dos animais e controle do ciclo de todos os estágios reprodutivos. É possível informar detalhes, como por exemplo aborto, parto e secagem. O usuário também pode realizar buscar entre os bovinos cadastrados. Disponível na Google Play.

 

 

2112-app-pecuaria-interno-bovcontrol

Bovcontrol

7 – Bovcontrol

O aplicativo ajuda na gestão do rebanho, a partir de coletas de dados no smartphone que podem ser acessados por um computador para controle. O app dá dicas para aumentar a produção de carne e tem dados precisos, para ajudar na emissão de certificados. Coleta dados dos animais por dispositivos como brincos, chips ou balanças eletrônicas. A ferramenta registra atividades nutricionais e sanitárias, além de controles de doenças e vacinas. O app também emite alertas para eventos periódicos. Todos os dados podem ser exportados para planilha. Disponível no Google Play, em versão grátis ou paga.

 

4milk

4milk

8 – 4milk

O aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta na gestão da pecuária leiteira. Com a ferramenta, é possível realizar compra e venda de animais e transferência de propriedade de animais cadastrados. Também é possível participar de leilões de compras coletivas. O pecuarista pode importar dados de outros programas ou inserir tabelas e resultados de exames de rotina, como controle da mastite. Funciona também offline. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

 

Leia mais:

O sonho da pulverização de precisão se tornou realidade

Cientistas desenvolvem metodologia inédita para controlar a mosca branca

8 tecnologias para controlar a ferrugem asiática na safra de soja 2016/17

5 passos para aprender a fazer terraceamento em áreas degradadas

8 dicas essenciais para ter sucesso no cultivo de mamão

5 fatos para entender tudo sobre os medidores de umidade de grãos

Adesivo detecta o cio das vacas e pode melhorar os índices reprodutivos

7 dicas para ter sucesso na plantação de tomate cereja

Saiba qual crotalária escolher para rotação de culturas e adubação verde

9 curiosidades sobre a armazenagem com silo-bolsa

13 dicas para produzir silagem de qualidade para a pecuária leiteira

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

O que você gostaria de ler? Para pedir uma reportagem, clique aqui e envie uma mensagem para a redação da Successful Farming Brasil.


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais