Percevejo da soja.

7 tecnologias para acabar com o percevejo da soja na safra 2016/2017

Confira os principais produtos disponíveis no mercado brasileiro para realizar o controle químico e biológico desta praga

Os percevejos são um grande pesadelo para o sojicultor, principalmente o percevejo marrom, que ataca lavouras de soja em todas as regiões produtoras. O inseto pode se alimentar de várias partes da planta de soja, especialmente das vagens e sementes. Na maioria dos casos, o percevejo danifica os tecidos das sementes, comprometendo a qualidade e produção dos grãos. Para lutar contra esta praga, confira as principais tecnologias disponíveis no mercado brasileiro.

 

Connect

O Connect é um inseticida fabricado pela multinacional alemã Bayer. O produto foi registrado para o controle de várias pragas, em diversas culturas, em especial, percevejos na soja. O inseticida foi lançado ao mercado em 2007.

Diferencial: nas lavouras de soja, recomenda-se o uso da solução no controle dos percevejos no início da infestação, impedindo um aumento rápido da população da praga no momento mais sensível da soja, o que refletirá em uma melhor produtividade e qualidade do grão colhido. Mais informações: canal Converse Bayer, pelo número 0800 011 5560.

 

Fastac® Duo

Para o controle de percevejos que prejudicam as plantas e promovem a má formação dos grãos, a multinacional alemã Basf oferece aos produtores o inseticida Fastac® Duo. Registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária sob o número 10913, a sua aplicação deve ser feita em pulverizações terrestres ou aéreas. Além disso, a Basf recomenda a utilização do Fastac® Duo de forma rotacionada com outros inseticidas de mecanismo de ação distintos, o que auxilia no manejo de resistência dos insetos.

Diferencial: trata-se de uma mistura de inseticida sistêmico e de contato que é recomendada para o manejo dos percevejos marrom (Euschistus heros), verde-pequeno (Piezodorus guildinii) e o percevejo verde da soja (Nezara viridula). O lançamento do produto foi em 2014. Mais informações: xx

 

Galil® SC

Fabricado pela Adama, Galil® SC é um produto híbrido inovador. Seu conceito é baseado na combinação de duas moléculas inseticidas, que proporcionam dois diferentes modos de ação. Com isso, a tecnologia promete um controle efetivo de percevejos em diferentes culturas.

Diferencial: esse inseticida simplifica a vida do produtor, pois controla os percevejos com alta eficiência, sem causar o desequilíbrio da população de ácaros. Segundo a Adama, Galil® SC livra o produtor de grandes preocupações e gastos desnecessários com esta praga. O produto foi lançado em 2012.

Mais informações: contato online, pelo e-mail rafael.milleo@adama.com.

 

Platinum Neo

Inseticida para o controle de percevejos da soja, o produto passou a ser comercializado pela Nufarm em 2014.

Diferencial: inseticida de alta performance por reunir uma combinação de dois ingredientes ativos pertencentes a diferentes grupos químicos. Segundo a Nufarm, o produto proporciona excelente efeito de choque e residual prolongado no controle dessa importante praga da soja.

Mais informações: SAC da Nufarm, pelo número 0800 725 4011.

 

Racio

É um produto à base de acefato, que pertence ao grupo dos organofosforados. Esse inseticida da Ourofino Agrociência foi lançado em 2016, para o controle de percevejos e lagartas.

Diferencial: possui um modo de ação diferenciado, contribuindo para melhor manejo de resistência e controle de pragas. O produto conta com embalagem hidrossolúvel, que é mais resistente e de fácil dissolução, recipiente externo com múltiplas camadas e caixas reforçadas que minimizam o odor. Essas características proporcionam mais segurança ao aplicador e maior vida útil ao produto, com praticidade, economia e eficiência. Mais informações: SAC, pelo telefone 0800 9412000.

 

Soluções Combinadas Domínio Percevejo

A FMC desenvolveu uma proposta de manejo único que leva em consideração a situação da praga, a necessidade de controle em cada momento da cultura, os desejos do agricultor de garantir a produtividade e ter uma atividade sustentável. O Programa Domínio Percevejo FMC é um pacote de soluções, lançado em 2016.

Diferencial: o inseticida Mustang é único no controle de percevejo na dessecação de plantio, também é vital para os produtores de semente e para os que fazem a safrinha de milho ou o plantio de trigo, recomendado para aplicações na pré-colheita; o Hero é um inseticida com knockdown diferenciado que diminui a população de percevejo em soja e milho no final da fase vegetativa, deixando o ambiente em melhores condições para o manejo na fase reprodutiva. O inseticida Talisman, na fase reprodutiva, é um produto completo que oferece excelente efeito de choque e ação eficaz no controle de ninfas. Mais informações: pelo telefone 0800 171787 ou e-mail: sac.apg@fmc.com.

 

Telenomus podisi

Esse é um produto biológico desenvolvido pela empresa BUG Agentes Biológicos, com lançamento em 2015. Trata-se de uma vespinha que possui cerca de 1milímetro de comprimento. Seu ciclo de vida no campo gira em torno de 15 a 20 dias. Neste período, a vespinha utiliza os ovos dos percevejos da soja como hospedeiro. Na prática, a vespa põe seus ovos dentro do ovo da praga. O ovo parasitado da praga adquire cor preta e 12 dias após o parasitismo, as vespinhas que nascem se alimentam no interior desses ovos e continuam o processo de controle.

Diferencial: a grande vantagem do agente biológico é atingir o alvo antes mesmo do nascimento da praga e seus possíveis danos. O produto biológico consegue manter a população do percevejo em níveis baixos. Cada aplicação do produto libera 5.000 vespinhas por hectare, com índice de até 85% no controle da praga. Além disso, o método de controle é sustentável por não causar nenhum dano ao meio ambiente e funciona como uma importante ferramenta no manejo integrado de pragas (MIP). Mais informações: pelo telefone (19) 3435-7435 e site www.bugbrasil.com.br.

 

Revista Successful Farming Brasil
Revista Farming Brasil

Conheça a revista Farming Brasil, já nas bancas!

A primeira edição da Farming Brasil apresenta mais de cem páginas de reportagens especiais com histórias inspiradoras e tecnologias para lavouras e pastos.

As reportagens apresentam técnicas de manejo, novidades no mercado de maquinário agrícola e dicas preciosas para ajudar o agricultor e o pecuarista a lucrar mais na fazenda.

 

 

Leia mais:

Previsão do tempo: não vai parar de chover no Centro-Oeste

La Niña perde força e neutralidade climática deve beneficiar a safrinha

Empregos no campo: saiba como conquistar a vaga dos seus sonhos em 2017

Jardim rentável: agricultor lucra R$ 80 mil com mudas de plantas exóticas

Javali: controle do animal deve ser regularizado no Rio Grande do Sul

Agronegócio: 8 cursos para melhorar o currículo em 2017

Pecuária inteligente: abate em até dois anos com a tecnologia Boi 7.7.7

Piscicultura: tecnologia com bioflocos permite reúso de água por três anos

O sonho da pulverização de precisão se tornou realidade

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem, clique aqui e envie uma mensagem para a redação da Successful Farming Brasil.

 

Deixe seu comentário

Leia mais