DATA: 23/12/2015

7 curiosidades sobre a ceia de Natal

O agronegócio é responsável por alimentar 204 milhões de brasileiros e garantir a mesa farta nas festas de fim de ano Naiara Araújo

Todos os alimentos consumidos nas ceias de Natal e de Ano Novo têm uma história interessante por trás. Da fazenda até chegar ao prato do consumidor, cada produto passa por várias etapas de produção que dependem da dedicação de milhões de agricultores e pecuaristas.

 

O agronegócio é um setor complexo, que engloba diferentes cadeias de produção e indústrias, como a de defensivos químicos, fertilizantes, sementes, máquinas agrícolas, entre outras.

 

O campo brasileiro movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano. O trabalho dos produtores rurais alimenta 204 milhões de brasileiros e ainda gera muita riqueza para o Brasil com um volume de exportações expressivo.

 

 

2212_especial_ceia_natal_PERU1 – Peru

O prato principal da ceia de Natal tem origem em cinco Estados: Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial da ave que é um ícone da festa natalina. Com uma produção anual de mais de 326 mil toneladas de carne de peru, o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e da União Europeia. Do total produzido no País, 62% atendem o consumo doméstico e o restante é exportado.

 


2212_especial_ceia_natal_VINHO2 – Vinhos

O Brasil tem hoje 83,7 mil hectares de área de produção vitivinícola, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho. De acordo com a União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), o Brasil colheu 606 milhões de quilos de uvas viníferas e uvas comuns em 2014 e produziu 374,3 milhões de litros de vinhos e derivados.

 

 


2212_especial_ceia_natal_PERNIL3 – Pernil

O Pernil também é uma proteína tradicional nas ceias do fim do ano e geralmente compete com o peru nos jantares festivos. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de suínos e tem um consumo per capita de 14,6 quilos por habitante por ano. Do total da produção nacional, 85,8% é consumido pelos brasileiros. Com o aumento dos preços da carne bovina ao longo do ano, a carne suína está sendo mais valorizada.

 

 

2212_especial_ceia_natal_FAROFA4 – Farofa

A farofa é um alimento adorado pelos brasileiros e que também tem presença marcante na ceia natalina. Embora haja inúmeras receitas de farofa, o principal ingrediente sempre é a farinha, um derivado da mandioca. Em 2014, o Brasil produziu 645 mil toneladas de fécula de mandioca. O Valor Bruto de Produção foi de R$ 1,09 bilhão, o maior valor registrado na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), iniciada em 2002.

 

 

2212_especial_ceia_natal_ARROZ_COM_PASSAS5 – Arroz

O arroz é um dos cereais mais consumidos pelos brasileiros. A produção nacional totalizou 12,4 milhões de toneladas na safra 2014/2015, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na ceia de Natal, o prato geralmente é incrementado com a uva passa. A receita não agrada a todos, mas faz parte da tradição. A uva passa pertence ao grupo das frutas secas, que junto com ameixas e tâmaras faz sucesso nesta época do ano.

 

 

2212_especial_ceia_natal_FRUTAS6 – Frutas

As frutas não podem faltar na ceias de fim de ano, seja para o consumo in natura ou como ingrediente para o preparo de sobremesas e sucos. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Em 2012, a produção superou 41 milhões de toneladas. De acordo com o IBGE, as frutas preferidas pelos brasileiros são banana, laranja, uva e manga. Além dessas, geralmente se destacam no Natal a ameixa, as frutas vermelhas, o abacaxi e a melancia.

 


2212_especial_ceia_natal_RABANADA7 – Rabanada

A Rabanada é um doce típico do Natal e usa produtos agrícolas em todas as fases de preparação. O ingrediente principal é o pão, feito de farinha de trigo. Para chegar ao produto final, o pão deve ser molhado em leite, vinho ou calda de açúcar. O próximo passo é passá-los nos ovos e fritar. Em fase final de colheita, a safra 2015 do trigo deve ser encerrada com 5,6 milhões de toneladas. O setor de ovos é expressivo, a produção em 2014 foi de 37,2 bilhões de ovos.

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais