Tecnologia
DATA: 02/04/2017

6 aplicativos para melhorar a atividade agropecuária

Informações sobre transporte, identificação de pragas e até previsão do tempo colaboram com a gestão da atividade SF Agro

A digitalização do agronegócio é uma tendência e ganha força a cada ano no Brasil. Por meio dos aparelhos móveis e do acesso à internet, os produtores rurais encontram facilidades e auxílio para melhorar o desempenho das atividades no campo. Informações sobre transporte, identificação de pragas e até previsão do tempo passaram a estar na palma da mão e colaboram com a gestão da agropecuária. Os aplicativos para celulares e tablets são cada vez mais usados e estão espalhados por todas as áreas. Confira alguns aplicativos que prometem colaborar com o dia a dia do produtor.

 

1 – TruckPad Fretes e Cargas

O aplicativo oferece aproximadamente 25 mil ofertas de fretes por dia, indicando as viagens mais próximas do caminhoneiro. Um diferencial da ferramenta é que o motorista recebe os dados de consumo médio de diesel e os preços dos pedágios do trajeto antes de aceitar pegar a carga. Gratuito e disponível para Android e iOS.

 

2 – Accu Weather

O AccuWeather oferece o serviço em mais de 100 idiomas. Além da previsão do tempo, o aplicativo mostra ao usuário as notícias mais recentes sobre acontecimentos meteorológicos. Também é possível acessar imagens de satélites e vídeos de determinadas regiões. Disponível para Android e iOS.

 

3- Detector de Pragas

Desenvolvido pelo departamento de pesquisa da UFMS de Ponta Porã, o aplicativo ajuda no diagnóstico de dua pragas da soja (olho de rã e ferrugem asiática) e quatro tipos de pragas para frutas cítricas (leprose, verrugose, cancro cítrico e melanose). Funciona a partir da captura de imagens da folha, que são analisadas e comparadas com o banco de dados do app. Ainda está em fase de desenvolvimento para que possa reconhecer outras doenças. Está disponível para celulares com o sistema Android.

 

4 – 4milk

O aplicativo 4milk foi desenvolvido para auxiliar na gestão da pecuária leiteira. O produtor precisa apenas de um smartphone para usar os benefícios do aplicativo. A ferramenta é gratuita e está disponível para download nos sistemas Android, iOS e Windows phone. Um dos diferenciais do aplicativo é que o 4milk funciona off-line e todos os dados registrados são armazenados quando o produtor volta a se conectar.

 

 5 – AgroSpot

A startup AgroSpot desenvolveu uma ferramenta de comercialização digital de produtos agrícolas, que visa facilitar o encontro entre compradores e fornecedores. A AgroSpot atua na comercialização de grãos (sojamilhocafé), eucalipto e pecuária (boisvacas, novilhas). É uma alternativa para agricultor e o pecuarista ofertarem seus produtos ao mercado brasileiro de forma prática.

 

6 – Uboi

O Uboi é um aplicativo que facilita a compra e venda de gado. Nele, é possível ver fotos e vídeos do gado à venda, além do contato de vendedores e compradores. O app já tem usuários cadastrados, nos estados do Pará e Mato Grosso. Por meio dele, também é possível identificar a localização exata da fazenda que está vendendo os bovinos. O app é gratuito e está disponível para Android, mas será lançado em iOS em breve. Tem versão web.

 

Leia mais:

Novo aplicativo facilita a comercialização de produtos agrícolas

Administração da fazenda: conheça 13 aplicativos para melhorar a gestão

8 aplicativos para facilitar o manejo do rebanho bovino

5 aplicativos gratuitos ajudam o produtor a identificar pragas e doenças

9 aplicativos gratuitos para ajudar na logística do agronegócio

7 aplicativos gratuitos para acompanhar a previsão do tempo

Agricultura digital: nova tecnologia quer mudar o dia a dia na fazenda

Bayer lança aplicativo para celular que identifica plantas daninhas

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais