Água

5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária

Embrapa Uva e Vinho abre inscrições para o evento que acontece nos dias 06 e 07 de abril

Com o tema “Reduzindo a Contaminação do Solo e da Água”, acontece nos dias 06 e 07 de abril, durante a FIEMA Brasil 2016, no Parque de Eventos em Bento Gonçalves, o  5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, promovido pela Embrapa Uva e Vinho.

 

Desde a sua primeira edição, o evento traz para discussão temas que são ou serão desafios para a gestão ambiental nas atividades agrícolas e pecuárias. Nesta quinta edição, segundo Alexandre Hoffmann, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e um dos diretores do encontro, o objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais decorrentes da contaminação no solo e na água, que está ocorrendo atualmente de forma silenciosa e que poderá gerar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.” Vamos evidenciar o problema e já apresentar algumas alternativas para alcançar o ponto de equilíbrio. Dessa forma, vamos garantir a continuidade da produção agropecuária sem prejudicar o meio ambiente, como é o caso da produção integrada, que já e uma questão antiga defendida pela Embrapa, mas que continua atual para a sociedade”, avalia .

 

Abrindo o evento, no dia 6, acontecerá a Oficina Biobed, na qual o pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, apresentará e ensinará a operacionalização do Sistema Biobed Brasil, nova tecnologia que visa tratar  o descarte de contaminantes agrícolas, através de um sistema de incremento à biodegradação. “A gestão de efluentes é um dos aspectos mais importantes na busca pela sustentabilidade ambiental. Várias regulamentações e legislações orientam a disposição final adequada de resíduos, mas as normas tendem a se intensificar nos próximos anos. Queremos mostrar hoje uma opção viável que está à disposição do agricultor”, afirma Gebler, que também é um dos diretores do seminário.

 

Na quinta-feira, dia 07 de abril, a programação está dividida em palestras, painéis e mesas-redondas que irão apresentar a realidade da contaminação da água e do solo por agrotóxicos e também alternativas para a sua redução. O evento prevê espaço para as discussões entre as apresentações.

 

Os interessados em participar do 5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária podem se inscrever pelo site oficial da FIEMA Brasil. O evento faz parte da programação paralela da feira e integra o FiemaCon. As vagas são limitadas e vão até o final de março. Clique aqui e acompanhe todas as informações do evento, programação completa e valores da inscrição.

 

Deixe seu comentário

Leia mais